Texto: Maurício Witczak
Revisão: Pedro Artur Melo
Palestrantes do seminário. Foto: Luizão Almeida GITEAD/EAPE
A Subsecretaria de Formação Continuada realizou nessa quarta-feira, dia 8 de novembro, o seminário: Os desafios da educação na revolução 4.0.
O seminário, organizado pela GITEAD/EAPE, reuniu diversos convidados: Educadores, formadores e especialistas que tem dedicado seus estudos a esse tema tão relevante.
A subsecretária de formação continuada Maria das Graças de Paula e o gerente da GITEAD João Rocha deram as boas-vindas. Eles destacaram a importância desse debate para a educação e para o processo de Formação Continuada.
O Seminário foi conduzida pelo formador da GITEAD Tadeu Maia Amoroso. Ele deu início às discussões fazendo a leitura de um texto reflexivo sobre o tema central do Seminário.
A dinâmica do Seminário se deu através de duas grandes mesas redondas: Uma pela manhã e outra pela tarde. Ambas debateram e aprofundaram análises sobre a pergunta: A inteligência artificial pode integrar as ciências, as literaturas e o trabalho no processo de ensino e aprendizagem?
No período matutino o tema foi: Pesquisar e publicar na educação básica: O uso das tecnologias na produção e divulgação científica – desafios e oportunidades.
A mesa redonda do período matutino foi mediada pelo formador da EAPE, Danilo Maia e contou com os seguintes participantes: Juliana Botteccia, representante da SUBEB/SEEDF, Simome Aparecida Alves, editora convidada da revista Com Senso , Robson Câmara, formador da EAPE, Luciano Rezende Moreira, secretário SBPC-DF, Vitor Rios Valdez, supervisor pedagógico do Centro Educacional do Lago e autor na revista Com Senso Jovem e Adriana Sales representante da UnB e participante do comitê gestor da revista Com Senso.
Cada participante das mesas redondas teve 15 minutos para expor suas ideias e fazer provocações reflexivas sobre os desafios da educação na revolução 4.0. Em seguida, os participantes do seminário puderam interagir fazendo perguntas aos convidados.
No período Vespertino, o tema abordado foi: Leitura e literatura na Revolução 4.0: É possível ainda ler?
A mesa redonda do período vespertino foi mediada por Jucelino Sant’Ana, formador da EAPE e contou com os seguintes convidados: Patrícia Del Rey, escritora e artista cênica, Bárbara Boaventura, formadora da EAPE, Ronaldo Teixeira Marins, professor da UnDF e Fernando Eufrásio Lima, professora da Escola Classe 6 de Taguatinga.
Um ponto em comum, que permeou as falas dos debatedores, foi a intensa reflexão sobre um dos maiores desafios da história da educação: A importância de educadores e estudantes aprenderem a utilizar a inteligência artificial para o bem comum e assumirem o protagonismo de suas vidas, fazendo a diferença nessa revolução tecnológica, que é um impactante paradigma para toda a sociedade.
SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070 (61) 3901-4942 e-mail: eape@se.df.gov.br