Reportagem: Jacqueline Pontevedra
Equipe da Coordenação de Pesquisa e Publicações da Revista Com Censo.
Foto: Daniel Fama/GITEAD-EAPE
Na manhã da sexta-feira (11/8), na sala 62, a programação da Semana de Formação Continuada apresentou como destaque a importância da pesquisa como um processo formativo para a educação. Nesse contexto, a equipe da Coordenação de Pesquisa e Publicações organizou um evento em duas etapas para apresentar o trabalho realizado pela equipe que atua na Revista Com Censo (publicação científica da Eape). Na primeira parte, a Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula Machado, fez a abertura e parabenizou o trabalho realizado pela equipe.
“As edições da Revista Com Censo têm um papel pedagógico bastante importante. Primeiro, elas dão visibilidade e divulgam trabalhos que são realizados pelos profissionais da rede pública de ensino do Distrito Federal. Em segundo lugar, o material publicado serve de apoio pedagógico e didático para as formações que realizamos na EAPE. A classificação B1 Qualis Capes (sistema que faz a classificação da produção científica) é um reconhecimento. Nós divulgamos esse trabalho para mais de 670 escolas – o que significa que alcançamos mais de 700 mil estudantes e também já levamos exemplares para outros países”, enfatizou a Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula Machado.
Em seguida, o coordenador de pesquisa e publicações, Danilo Maia, e a editora-chefe, Raquel Moreira, realizaram uma apresentação da Revista Com Censo dos trabalhos realizados no 1º semestre deste ano e também um momento para compartilhar e discutir o prospecto para o 2º semestre. Além disso, a edição nº 32, de março 2023, publicação que teve por tema “Educação na perspectiva pós-pandêmica”, foi apresentada e foram distribuídos exemplares para os formadores da Eape.
Na sequência, a produção da Revista Com Censo Jovem também foi outro tema abordado pela editora Carolina Carrijo Arruda. Essa publicação tem objetivo de promover a produção de pesquisa e a divulgação de trabalhos de iniciação científica produzidos por estudantes e professores da educação básica da rede pública.
“A Revista Com Censo, por ser um periódico científico realizado na Secretaria de Educação, tem o papel de unir a formação continuada com a pesquisa, com o princípio educativo. Então, ela tem a incumbência de dar um espaço para que o corpo docente da rede publicar possa publicar as pesquisas realizadas. Nós trabalhamos fazendo esse trabalho no sentido de mostrar que é possível unir a academia e o chão de escola da educação básica em prol da qualidade da educação continuada”, ressaltou Danilo.
Na segunda etapa, para finalizar o evento, com foram organizadas cinco rodas de conversa com os representantes dos grupos de pesquisa de diferentes gerências pedagógicas da Eape. Os objetivos dessa ação são apresentar os temas e os objetivos da pesquisa, a relação com os eixos da matriz de formação continuada da Eape, a composição específica dos grupos, as linhas de pesquisa propostas e o estado da arte dos encaminhamentos organizativos de cada grupo. e dialogar sobre os temas e objetivos de pesquisa, sua relação com os eixos da matriz de formação continuada da EAPE, a composição específica dos grupos, com as linhas de pesquisa propostas e o estado da arte dos encaminhamentos organizativos de cada grupo.
Grupos de Pesquisa e gerências responsáveis
A Revista Com Censo
A Revista Com Censo (RCC) é um periódico científico, de acesso livre, que adota o processo de avaliação por pares, que foi fundado em 2014 e é publicado trimestralmente desde 2016. O periódico é vinculado à Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
Até o mês de junho de 2023, já foram publicadas 32 edições da Revista com um total de 55 volumes – incluindo 23 dossiês temáticos. Ao todo são 393 artigos, 200 relatos de experiência, 20 resenhas e 74 entrevistas – o que totaliza mais de 690 trabalhos divulgados, incluindo ainda trabalhos das seções descontinuadas, “Reflexões” e “Censo em Foco”, além de editoriais, apresentações, introduções e prólogos das edições específicas.
Integram a Coordenação de Pesquisa e Publicações da Revista Com Censo, os seguintes professores da Secretaria de Educação: Danilo Maia (Coordenador de Pesquisa e Publicações); Raquel Moreira (Editora-chefe da Revista Com Censo); Carolina Carrijo Arruda (Editora-chefe da Revista Com Censo Jovem), Martha Moraes (Editora Adjunta) e Luciene Pereira e Robson Silva (Dirigentes de Pesquisa).
Para conferir as edições e informações sobre a Revista Com Censo, acesse o link http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso.
Confraternização
Para finalizar a programação da Semana de Formação Continuada (7 a 11 de agosto), uma confraternização foi organizada para todos os profissionais da educação da Eape e representantes das coordenações regionais de ensino, das subsecretarias, do gabinete da Secretaria de Educação. No horário do almoço, foi servida uma feijoada – oferecida pelo Sindicato dos Professores do Distrito Federal. A diretora do Sinpro, Luciana Custódio, e outros representantes também estiveram presentes.
A Subsecretária Maria das Graças de Paula Machado recebeu uma homenagem dos servidores da Eape (presentes foram entregues e um vídeo com o depoimento de alguns servidores foi exibido). Ao som da banda SQS Samba, o ritmo de comemoração movimentou o encontro. Além disso, os servidores também receberam um kit com materiais de trabalho.
Sessão solene
Na segunda-feira, dia 14 de agosto, às 10h, o Deputado Distrital (PT-DF), Chico Vigilante, propôs a realização de uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Semana de Formação Continuada
No dia 10 de agosto, comemoram-se os 35 anos da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) e o Dia da Formação Continuada no Distrito Federal. Em homenagem à instituição, uma programação foi especialmente elaborada para a Semana de Formação Continuada que ocorre no período de 7 a 11 de agosto, nos turnos matutino, vespertino e noturno, com atividades presenciais e on-line. Dessa forma, os profissionais da educação da rede pública de ensino podem participar de uma formação diversificada.
EAPE
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