Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/09/23 às 18h40 - Atualizado em 28/09/23 às 18h40

Projeto Parque Educador celebra cinco anos

COMPARTILHAR

Reportagem: Jacqueline Pontevedra

Revisão de Texto:Bárbara Boaventura

 

Evento celebra cinco anos do Projeto Parque Educador na EAPE

Foto: Daniel Fama/GITEAD-EAPE

 

 

Para celebrar os cinco anos de realização do Projeto Parque Educador, estudantes, professores, gestores e autoridades convidadas participaram do evento Encontro Distrital Parque Educador – Aprender com o Cerrado. A ação ocorreu na quarta-feira, 27 de setembro, no auditório da EAPE e foi organizada pelo Instituto Brasília Ambiental (IBRAM).

 

Baseado na premissa de que “só preserva quem conhece”, o Parque Educador é um projeto que leva os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal aos parques e unidades de conservação do IBRAM. Com o projeto, os alunos participam de trilhas monitoradas, oficinas ecopedagógicas, palestras e rodas de promoção de saúde. Dessa forma, eles aprendem, na prática, importantes lições sobre educação ambiental e patrimonial. Atualmente, o programa está presente em seis parques: Parque Ecológico de Águas Claras, Parque Ecológico Saburo Onoyama, Parque Ecológico Três Meninas, Parque Ecológico Dom Bosco, Parque Ecológico do Riacho Fundo e Estação Ecológica de Águas Emendadas.

  

Na abertura do evento, realizado no período da manhã, houve exibição de vídeo sobre o projeto e, em seguida, a Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância do programa. “O Parque Educador só agrega valor à educação, pois as crianças aprendem sobre o meio ambiente e conseguem compartilhar o conhecimento. Dessa forma, colocam em prática os que aprenderam. Parabenizo todos os professores que atuam no projeto e acredito que devemos ampliar e perpetuar essa ação pedagógica”, destacou.

 

O evento comemorativo foi realizado com uma proposta diferente. Após a fala de cada convidado, os trabalhos realizados em cada unidade de conservação foram apresentados pelos dois professores responsáveis pelos trabalhos. Houve também apresentações culturais. A professora e educadora ambiental Luciana Carrilho atua no projeto desde 2018. Atualmente, ela trabalha no Parque Ecológico Saburo Onoyama, mais conhecido como Vai Quem Quer, localizado em Taguatinga Sul. “O projeto Parque Educador é um laboratório ao ar livre onde realizamos atividades variadas junto ao cerrado: trilhas interpretativas, escavação, banho de floresta, meditação, construção de composteiras caseiras, tintura de solo e outras atividades que proporcionam momentos e experiências diferentes aos estudantes. É uma alegria apresentar o trabalho que realizamos e comemorar o aniversário do nosso projeto que nos conecta com o meio ambiente”, enfatizou Luciana.

 

O Secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, Gutemberg Gomes, também enfatizou a relevância pedagógica do projeto. “O Parque Educador promove um diálogo com a comunidade escolar sobre as questões ambientais e reforça o poder de transformação da educação. O projeto tem compromisso com o futuro”, destacou.

 

A vice-diretora da Escola Classe 113 Norte, Lara Cardoso, fez questão de participar do evento e também fez uma avaliação positiva do Parque Educador. “Com a realização do projeto, percebemos mudança no comportamento dos nossos estudantes, pois o projeto aproxima os alunos da vivência do aprender a escutar, aprender a respirar. As crianças compreendem a necessidade de olhar para o outro, de ter empatia. É um projeto que traz protagonismo”, enfatizou.

 

A aluna da Escola Classe 512 de Samambaia, Ana Luiza Muniz, de 10 anos, participa do Parque Educador e fica ansiosa para estar no parque. “Acho muito legal participar do projeto, pois eu tenho mais contato com a natureza, posso conhecer o meio ambiente e aprendo a como preservá-lo. As aulas ao ar livre trazem muitos aprendizados e eu me sinto mais tranquila”. Da mesma escola, Cícero Neto, de 11 anos, afirmou que sempre vive novas aventuras no Parque. “É tudo muito diferente e muito prazeroso aprender no parque SaburoOnoyama”, destacou.

 

Caminhar pelas trilhas do Parque Águas Claras é uma das atividades preferidas da estudante da Escola Classe 1 do Guará, Sara Dantas, de 10 anos. “Eu já vi novas espécies de animais, de plantas, eu vi uma cobra – eu nunca tinha visto! O parque é um lugar maravilhoso, aqui eu posso escalar na árvore e eu posso sentir felicidade”, enfatizou a menina.

 

O Presidente do Ibram, Rôney Nemer, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos professores que atuam nos parques. “O projeto apresenta uma forma lúdica de ensinar sobre educação ambiental e patrimonial que atinge estudantes, professores, a família, a comunidade. Por isso, é necessário ampliar o projeto para outras unidades de conservação para que mais estudantes sejam atendidos. Educando as crianças, educamos o mundo”, destacou Nemer. A representante do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Patrícia Barbosa; e a Diretora da Escola da Natureza, Renata Lafetá, também destacaram o projeto como uma ação pedagógica que promove a integração com a natureza, com o outro.

 

O Chefe da Unidade de Educação Ambiental do IBRAM, Marcus Vinícius Paredes, destacou a importância da Secretaria de Educação do Distrito Federal e da Secretaria do Meio Ambiente como parceiros realizadores do projeto. “O Parque Educador é uma vivência, mais que pertencimento, a palavra que a gente está usando é conexão. A gente consegue conectar um estudante que estaria vinculado apenas ao transporte, à cidade e, com o projeto, ele pode se conectar à natureza. Nos parques ecológicos eles têm contato com profissionais especializados que são professores da Secretaria de Educação. E isso é fundamental para o sucesso  do projeto”, destacou.

 

No período vespertino, estudantes que já participaram do programa, durante o primeiro semestre deste ano, apresentaram trabalhos realizados durante as vivências nos diferentes parques que integram o Projeto Parque Educador.

 

Durante todo o dia, professores estudantes de onze escolas participaram do evento: Escola Classe 42 de Taguatinga, Escola Classe 4 do Núcleo Bandeirante, Escola Classe 2 do Riacho Fundo I, Escola Classe 512 de Samambaia, Escola Classe 111 de Samambaia, Escola Classe 1 do Guará, Escola Classe kanegae do Riacho Fundo I, Escola Classe 18 de Ceilândia, Escola Classe 16 de Sobradinho, Escola Classe 12 de Taguatinga e Escola Classe 113 Norte.

 

Também estiveram presentes no evento, a responsável pela Diretoria de Organização do Trabalho Pedagógico e Pesquisa da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Luciana Ribeiro e o Secretário Executivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Isaías Aparecido da Silva.

 

Projeto Parque Educador

 

De acordo com material de divulgação, o Parque Educador tem por objetivo proporcionar experiências ecopedagógicas com os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal e é realizado pelo Instituto Brasília Ambiental em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Atualmente, o programa está presente em seis parques: Parque Ecológico de Águas Claras, Parque Ecológico Saburo Onoyama, Parque Ecológico Três Meninas, Parque Ecológico Dom Bosco, Parque Ecológico do Riacho Fundo e Estação Ecológica de Águas Emendadas. Durante os cinco anos de realização do projeto, 13.244 estudantes de mais de 200 escolas públicas já participaram das atividades. Os agendamentos são realizados por telefone (3214-5690) ou pelo e-maileduc@ibram.df.gov.br.

 

Ações de Formação na EAPE

 

A Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) oferece dois cursos que desenvolvem atividades de formação articuladas com o Programa Parque Educador. De acordo com a coordenadora dos Eixos Transversais da Gerência de Pesquisa, Avaliação e Formação Continuada dos Cursos de Gestão Escolar, Carreira Assistência, Orientação Educacional e Eixos Transversais, Angélica Lima, os interessados na temática podem participar das seguintes formações: Educação Ambiental e Sustentabilidade: contextos e práticas e/ou Ecossistema Cerrado: Educar para a Sustentabilidade.

  

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br