Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/07/23 às 11h14 - Atualizado em 31/07/23 às 11h14

Projeto Entre Elas é selecionado como prática exitosa

COMPARTILHAR

Reportagem: Jacqueline Pontevedra

Revisão de texto: Alzira Neves

 

 

Para desenvolver importantes reflexões sobre as relações de gênero, sobre os diferentes tipos de violência existentes e visando ao empoderamento feminino e à valorização da mulher, estudantes do Centro de Ensino Médio 4 de Sobradinho II participam do projeto Entre Elas:valorização feminina e enfrentamento às violências contra meninas e mulheres. No primeiro semestre deste ano, esse trabalho pedagógico foi aprovado no processo seletivo interno para seleção de Práticas Exitosas no âmbito da Política de Enfrentamento de Violência contra Meninas e Mulheres realizado pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape).

 

Por meio de ações contínuas, o projeto é realizado na escola desde 2021. Desde então, ao longo dos anos letivos, os professores, orientadores educacionais e gestores realizam um trabalho específico a partir de temáticas relativas às questões de gênero. “A partir desse enfoque multiprofissional, diferentes atividades pedagógicas são planejadas para as estudantes como: oficinas, rodas de conversa, eletivas com debates, oficinas, exibição de filmes, aulas externas, excursões, grupos de pesquisa, oficinas de beleza, exposição e outras”, explicou a professora e uma das formadoras do projeto, Eliane Costa de Oliveira.

 

Além das atividades já mencionadas, no período noturno, ou seja, no contraturno escolar, é realizado o Minicurso em debate. Com duração de 80h, a cada quinze dias, as alunas interessadas podem participar da formação.  Para realizar a inscrição voluntária, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. Nos encontros, alguns dos temas propostos são: sororidade, discurso de ódio, biologia do corpo feminino, padrões de beleza, dispositivo materno, relacionamentos saudáveis x abusivos, diferentes tipos de violência contra a mulher, mulher e trabalho, história do direito da mulher no Brasil e no mundo e outros. A partir dessa formação, palestras e oficinas são elaboradas e direcionadas também para a comunidade escolar.

 

De acordo com Eliane, no primeiro ano, três professores trabalhavam no projeto. Atualmente, participam doze docentes e, em média, 150 estudantes, do ensino médio e da educação de jovens e adultos, participam das atividades pedagógicas.  “Além de permitir a troca de experiências, de proporcionar maior conhecimento sobre o corpo feminino, de permitir e ampliar novos conhecimentos sobre assuntos que rodeiam o universo feminino (o que traz autoconhecimento e um olhar diferenciado sobre a posição da mulher na sociedade), as ações realizadas fortaleceram a autoestima, desenvolveram a empatia entre as mulheres, estimularam a sororidade e possibilitaram estabelecer uma atuação em rede, funcionando como fator de proteção no enfrentamento às violências,”, enfatizou a professora.

 

Neste ano, a estudante do primeiro ano do ensino médio, Kananda Santos, de 15 anos, começou a participar do projeto e confirma que já aprendeu muito com as atividades propostas. “Eu acho muito importante o Entre Elas e aprendi a identificar o que é a violência contra, os diferentes tipos de violência e hoje eu já consigo orientar e ajudar outras mulheres e também já sei os telefones para denunciar”, explicou a jovem.

 

Com a necessidade evidente de trabalhar a valorização feminina e a violência e gênero, gestores e professores reestruturaram o projeto para que ele fosse realizado com ações contínuas ao longo de 2023.   O projeto já faz parte do Projeto Político Pedagógico da escola e a intenção é que ele se torne um trabalho de aplicação permanente na unidade de ensino. 

 

Outra ação pedagógica realizada no projeto chama-se Nosso observatório de pesquisa Entre Elas. Esse trabalho tem por objetivo incentivar as alunas nos ramos da pesquisa e das ciências. Para isso, criou-se uma equipe de iniciação científica. A partir do método científico, as estudantes do segundo ano do ensino médio vão fazer um levantamento de dados, a partir de questionários direcionados às alunas, sobre violência contra mulher. O intuito também é gerar dados que possam ser debatidos com a comunidade escolar e ajudar a elaborar planos educacionais de intervenção social para a melhoria da qualidade de vida. Os resultados das pesquisas serão apresentados na 12ª edição do Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal.

 

Cerimônia de premiação na Eape

 

No dia 7 de agosto, às 14h, no auditório da Eape, os responsáveis pelo projeto  Entre Elas e outros convidados vão participar da cerimônia de premiação do processo seletivo interno de Práticas Exitosas no âmbito da Política de Enfrentamento de Violência contra Meninas e Mulheres. Neste mesmo dia, a Lei nº 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha completará 17 anos. “Esse evento será mais um reconhecimento, um espaço de fala e de escuta para alguns de tantos trabalhos maravilhosos que acontecem em nossas escolas e que não devemos deixar de multiplicar publicizar, principalmente pelo valor que a escola pública merece e pela temática que tem preocupado demasiadamente a nossa sociedade que é o aumento do feminicídio de tantas outras violências contra meninas e mulheres. Além dessa data, a cerimônia será realizada na Semana de Formação Continuada – para comemorarmos também o aniversário de 35 anos da Eape. E o Projeto Entre Elas proporcionou um enriquecimento na comunidade escolar, sendo reconhecido como um projeto que causa impacto social, necessário no cenário atual”, explicou o responsável pela Gerência de Pesquisa, Avaliação e Formação Continuada dos Cursos de Gestão Escolar, Carreira Assistência, Orientação Educacional e Eixos Transversais – GOET, Wagner Lemos.

 

“Receber uma premiação e uma certificação da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) evidencia que nosso trabalho permite reflexões e mudanças de comportamento sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e a valorização feminina na sociedade. Além disso, é importante destacar a participação das alunas na pesquisa, ou seja, as meninas são estimuladas a ingressar no universo da iniciação científica”, destacou a professora Eliane Oliveira.

   

Durante o evento, haverá um breve relato da experiência do Projeto Entre elas: valorização e enfrentamento às violências contra meninas e mulheres, exibição de vídeo produzido por uma equipe de profissionais da Gerência de Inovação, Tecnologias e Educação à Distância (GITEAD), roda de conversa, entrega de placas (certificação), sessão de fotos e filmagem.

 

Histórico e reconhecimento já conquistado

De acordo com material de divulgação, em 2021, durante a pandemia da COVID-19, o Centro de Ensino Médio 4 de Sobradinho aderiu ao Projeto Entre Elas – como uma ação que integra a política de valorização de meninas e mulheres e enfrentamento às violências da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Naquele ano, gestores e professores realizaram mini curso remoto, com atividades construídas coletivamente, com temas relevantes como autoestima, sexualidade, relacionamentos e sororidade.

 

Para trabalhar essa diversidade temática, foram utilizados textos, vídeos e outras mídias com linguagem acessível e sempre enfoque no Projeto Pedagógico da escola e outras normativas. A partilha de experiências ocorreu por meio de encontros e rodas de conversas virtuais entre as adolescentes do Novo Ensino Médio da escola. Também participaram alunas da Universidade de Brasília, professores, orientadores educacionais e gestores da escola. 

 

No final de 2021, o Projeto Entre Elas foi submetido ao prêmio de Educação em Direitos Humanos Ibero Americano e ao prêmio de boas práticas do Programa Maria da Penha vai à Escola realizado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Nesse último, o projeto foi reconhecido e publicado como exemplo de boa prática.  

 

Cabe destacar que, inicialmente (entre 2016 – 2018), o projeto era chamado de “Entre Garotas” – que foi premiado e desenvolvido pela professora Isadora Freitas. E para que tivesse maior abrangência, o projeto foi renomeado para “Entre Elas”.

 

Processo seletivo interno

 

No primeiro semestre deste ano, a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, por meio da Gerência de Pesquisa, Avaliação e Formação Continuada para Gestão, Carreira Assistência, Orientação Educacional e Eixos Transversais – GOET, realizou o processo seletivo interno para seleção de Práticas Exitosas no âmbito da Política de Enfrentamento de Violência contra Meninas e Mulheres. Essa ação está fundamentada em documentos oficiais (edital nº 2/2023, publicado no DODF nº 97, de 24/5/2023 e com cronograma prorrogado no DODF nº 111 de 15/7/2023). 

 

Para avaliar os trabalhos, a comissão responsável considerou os seguintes critérios: replicabilidade, sustentabilidade, inovação/originalidade e resultados. Os trabalhos aprovados na primeira fase serão submetidos a uma nova apreciação (2ª fase). Além dos materiais enviados via SEI, a comissão avaliadora realizou entrevistas junto aos responsáveis pelos projetos e práticas e realizou visita in loco para registro e avaliações finais. O resultado final do processo seletivo foi divulgado no dia 17 de julho no site www.eape.se.df.gov.br

 

Serviço:

 

Em casos de violência doméstica, denuncie! Disque:

180 para a Central de Atendimento à Mulher;

197 para o canal de denúncias da Polícia Civil e

190 para a Polícia Militar do Distrito Federal.

Procure ajuda também na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – DEAM, que fica na Asa Sul, entrequadras 204/205.

 

Podcast Informativo EAPE

 

O projeto Entre elas: valorização e enfrentamento às violências contra meninas e mulheres, realizado no Centro de Ensino Médio 4 de Sobradinho foi selecionado, em processo seletivo interno realizado pela Eape, como Práticas Exitosas no âmbito da Política de Enfrentamento de Violência contra Meninas e Mulheres. Esse foi o tema da 24ª do podcast Informativo EAPE (trabalho que apresenta reportagens de até cinco minutos que são compartilhadas nas principais plataformas de streaming, pelo Whatsapp e ficam disponíveis aqui também).  

 

Para ouvir o áudio, é só dar o play no link abaixo:

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br