Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/08/23 às 21h47 - Atualizado em 9/08/23 às 16h13

Programação intensa marca o 2º dia da Semana de Formação

COMPARTILHAR
Reportagem: Jacqueline Pontevedra


 

Legenda: Abertura do 2º dia da Semana de Formação Continuada.
Foto: Daniel Fama/Gitead-Eape

 

A tônica da programação da manhã do segundo dia da Semana de Formação Continuada (7 a 11 de agosto) foi a realização das palestras: As peculiaridades e a importância do Programa de Avaliação Seriada da UnB para a educação do Distrito Federal e a Importância do estágio supervisionado no âmbito das licenciaturas e seu impacto na formação inicial dos professores.  O evento ocorreu no auditório da Eape e a abertura foi realizada pela Subsecretária de Formação Continuada, Maria das Graças de Paula Machado. Participaram do momento de formação a professora da UnB e diretora de acompanhamento e planejamento pedagógico das licenciaturas, Eloisa Pilati, a professora do Instituto de Letras, Sabrina Cerqueira, os professores da SEEDF Sayd Macedo e Leonardo Castro de Carvalho e o diretor da UnBTV, Rafael Villas Boas.

 

Legenda: Subsecretária Maria das Graças de Paula Machado.
Foto: Daniel Fama/Gitead-Eape

Um dos destaques da primeira palestra foi a apresentação de algumas reformulações realizadas na matriz de referência do Programa de Avaliação Seriada (PAS) – que foram embasadas no Currículo em Movimento da Secretaria de Educação. “Isso é importantíssimo para os estudantes e professores da rede pública de ensino do DF, pois as alterações orientam a realização do trabalho pedagógico e a preparação para o ingresso na universidade”, destacou o professor Leonardo que participou da Comissão da última edição do PAS.  “O PAS tem grande impacto no Distrito Federal, pois quando os estudantes compreendem o que é um processo avaliativo em etapas, isso evidencia que a avaliação não é fixa, ela é continuada. A avaliação seriada dá autonomia para o estudante acessar à universidade pública de maneira inteligente”, destacou a Subsecretária.

 

Legenda: Diretor da UnBTV, Rafael Villas Boas.
Foto: Daniel Fama/Gitead-Eape

Para complementar, o professor Rafael apresentou o material que é realizado na UnBTV e que pode servir de suporte pedagógico para os professores da rede pública de ensino do DF. São vídeos sobre temas da atualidade e pesquisas científicas que podem auxiliar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio. “Nós pretendemos fazer uma parceria com a UnB/TV, pois esse material, de rico conteúdo, é importante para os estudantes da rede pública, ou seja, a parceria com a Universidade de Brasília fortalece a educação no DF”, destacou a Subsecretária.

 

Legenda: Doutora Eloísa Pilati.
Foto: Daniel Fama/Gitead-Eape

A Doutora Eloisa Pilati foi a responsável por destacar a importância dos estágios supervisionados no âmbito das licenciaturas e seu impacto na formação inicial de professores. Nesse contexto, muitos universitários realizam estágios na Secretaria de Educação e essa ação é coordenada pela Eape. As palestras também foram transmitidas on-line pelo Canal da Eape no Youtube. Para conferir na íntegra essa programação, basta acessar este link https://www.youtube.com/watch?v=NC1__sjs8D4

 

Programação no vespertino e noturno

 

No período vespertino, às 14h, foi realizado o simpósio com alguns servidores egressos do afastamento remunerado para estudos. O evento iniciou com a abertura da professora e assessora da Eape, Alzira Neves, que falou sobre a importância da pós-graduação na educação e a relevância da política de afastamento remunerado da SEEDF para a formação dos profissionais da educação do DF.

 

Na sequência, às 15h, em diferentes salas da Eape, os servidores convidados que foram contemplados com o Afastamento Remunerado para Estudos apresentaram e divulgaram os resultados de seus trabalhos de pesquisa, realizados durante os cursos de mestrado e/ou doutorado, em diferentes universidades. “Esse é um momento especial para que nossos colegas possam compartilhar os frutos das investigações científicas e os saberes adquiridos”, explicou a assessora Alzira Neves.

 

As comunicações individuais tiveram duração de 20 minutos, além do tempo para dúvidas e discussões. Ainda de acordo com Alzira, “os servidores contemplados com o afastamento remunerado para estudos retribuem ao Estado, pois vão desenvolver um trabalho pedagógico de mais qualidade tendo em vista o conhecimento acumulado e produzido durante a pós-graduação. Além disso, eles podem também contribuir na elaboração de políticas públicas, projetos e cursos nos setores intermediários e central da Secretaria de Educação”, destacou.

 

Legenda: Professores participando das atividades no auditório da Eape.
Foto: Daniel Fama/Gitead-Eape

 

A própria professora Alzira foi contemplada com o afastamento remunerado para fazer o Doutorado em Linguística na Universidade de Brasília. “Sem dúvida, sem o afastamento remunerado eu não teria conseguido terminar o doutorado em quatro anos. É muito gratificante ter a possibilidade de estudar com tempo, segurança e estabilidade financeira. Isso permite que o servidor retome às atividades profissionais na Secretaria com mais entusiasmo e com sede de compartilhar conhecimento e ciência”, ressaltou.

 

Quem compartilhou o resultado dos estudos realizados, durante dois anos, no mestrado realizado no Instituto de Artes da Universidade de Brasília, foi o professor formador que atua na Gerência de Inovação, Tecnologia e Educação à Distância, João Rafael. Ele apresentou o resultado da pesquisa realizada sobre a criação de filmes na escola. De acordo com o professor, “a estratégia utilizada contou com a participação de seis estudantes de 1º ano do ensino médio do Centro de Ensino Médio Elefante Branco, e o foco estava na realização de um filme, com o objetivo de aprofundar as reflexões advindas das práticas pedagógicas em percursos de criação fílmica no ambiente escolar”, destacou João.

 

Legenda: Formador João Rafael apresentando o trabalho.
Foto: Daniel Fama/Gitead-Eape

Durante a apresentação, o formador também apresentou um rápido panorama das aproximações do Cinema com a Educação, desde os primeiros anos do século XX até as reflexões contemporâneas que compreendem a necessidade de pensar o cinema como gesto de criação no ensino. Na Eape, o professor João Rafael é um dos formadores do curso Cinema em Debate na Educação.

 

No período noturno, diferentes oficinas foram realizadas on-line. Os temas abordados foram: planejamento pedagógico, escuta ativa e colaborativismo, aprendizagem para integridade humana, novo ensino médio, recursos tecnológicos e inteligência artificial, sentido do texto e estratégias de leitura na Educação de Jovens e Adultos e outros. Os participantes realizaram a inscrição na plataforma Moodle da Eape https://eadeape.se.df.gov.br

 

Semana de Formação Continuada

 

No dia 10 de agosto, comemoram-se os 35 anos da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) e o Dia da Formação Continuada no Distrito Federal. Em homenagem à instituição, uma programação foi especialmente elaborada para a Semana de Formação Continuada que ocorre no período de 7 a 11 de agosto, nos turnos matutino, vespertino e noturno, com atividades presenciais e on-line. Dessa forma, os profissionais da educação da rede pública de ensino podem participar de uma formação diversificada.

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br