Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/08/23 às 16h28 - Atualizado em 10/08/23 às 11h49

Oficinas consolidam formação continuada

COMPARTILHAR
Reportagem: Jacqueline Pontevedra

 

Legenda: Participantes da oficina Danças, jogos e brincadeiras.
Crédito: Jacqueline Pontevedra/Gitead- Eape

 

Após uma intensa programação no auditório, o terceiro dia (9 de agosto) da Semana de Formação Continuada foi realizada em muitas salas de aula da Eape e no formato on-line. Na prática, a formação continuada ocorreu com a participação de professores e formadores em 25 oficinas presenciais. Os participantes fizeram as inscrições na plataforma Moodle da Eape https://eadeape.se.df.gov.br e um link específico também ficou disponível neste site. Ao todo, 64 pessoas inscreveram-se nas oficinas no diurno (presencial e on-line) e 39 no noturno.

 

Diferentes temáticas foram abordadas como: programa educação ambiental, letramento em educação antirracista, diversidade sexual, cultura de paz, projeto de vida, educação emocional, inteligência artificial, musicalidade, ensino de português como L2 para surdos, lei geral de proteção de dados, jogos e brincadeiras, fotografia, produção de vídeos no celular, entre outras.

 

Legenda: Participantes da Oficina de Fotografia.
Crédito: Jacqueline Pontevedra/Gitead- Eape

“Realizar essas oficinas é de fundamental importância para que os cursistas possam conhecer o trabalho realizado na Eape e para os cursistas é uma oportunidade para promover o percurso que será ministrado neste semestre”, explicou o responsável pela Gerência de Pesquisa, Avaliação e Formação Continuada dos Cursos de Gestão Escolar, Carreira Assistência, Orientação Educacional e Eixos Transversais – GOET, Wagner Lemos.

 

Para apresentar o trabalho que realiza, o formador da Eape, Daniel Fama, ministrou a oficina Fotografia. Com a proposta de trocar experiências sobre o ato de fotografar, os estudantes tiveram uma experiência teórica e também prática. Fotos, máquinas fotográficas e celulares foram utilizados durante a experiência pedagógica que teve muitos “cliques”. A formadora Débora Avelino também participou da elaboração e realização da oficina.

 

Legenda:Professor Edmilson Braga fazendo cliques. Crédito: Jacqueline Pontevedra/Gitead- Eape

Quem ficou entusiasmado e participou da oficina de Fotografia foi professor, que atua na oficina pedagógica de Ceilândia, Edmilson Braga. “Atualmente a questão da digitalização da imagem é muito forte e, quando eu penso em sala de aula, o celular é uma das ferramentas pedagógicas presentes e eu acredito que conhecendo técnicas eu posso utilizar a fotografia como registro, como documentação. As informações que aprendi na oficina são fantásticas, já melhorei o olhar durante a captação. Certamente, tentarei fazer o curso completo”, explicou.

 

Quem também ficou empolgada com a experiência vivida durante a Semana de Formação Continuada foi a professora Estela de Miranda. Ela participou da oficina Jogos, Danças e Brincadeiras, ministrada pelos formadores da Eape, José Montanha e Rafaela Eleutéria, e considerou a experiência sensacional. “Nossa já aprendi muitas estratégias que eu posso usar como formadora da Eape ou como professora regente na escola. A oficina foi bem produtiva, eu já me vejo brincando com as crianças e encontrei inspiração concreta para a minha prática docente”, enfatizou.

 

Durante a oficina, a turma estava bem animada com pulos, gestos, palmas… e vivenciaram, na prática, uma experiência corporal lúdica. “Nós entendemos que o diálogo entre cognitivo e o motor é importante, pois quando o professor brinca, ele também aprende a discutir sobre questões da sociedade, sobre temas que envolvem a realidade da escola. Quando o professor vivencia as questões do corpo, ele visualiza a brincadeira com a criança”, explicou José Montanha.

 

Legenda: Professor José Montanha.
Crédito: Daniel Fama/Gitead- Eape

Nos períodos vespertino e noturno, as oficinas foram realizadas on-line e as inscrições também ocorreram via plataforma Moodle. Ao todo, foram programadas 53 oficinas. Nesse formato, o formador da Eape, João Rafael ministrou a oficina Cinema e Educação. Direcionada aos profissionais da educação, o objetivo da oficina é apresentar práticas pedagógicas que possam aproximar o audiovisual e a educação. “E a ideia do curso é uma associação importantíssima entre o assistir e o fazer, ou seja, realizamos a apreciação e a análise das obras audiovisuais (para ampliação de repertório) e também ocorre o processo de construção, de realização da prática audiovisual”, explicou o formador.

 

Legenda: Professor João Rafael ministrando oficina on-line.
Crédito: Daniel Fama/Gitead- Eape

Cabe destacar que dois memorandos (nº 13 e 15/2023 – SEE/EAPE) foram enviados pela Eape à Unidade de Apoio às Coordenações Regionais de Ensino, com vistas às Coordenações Regionais de Ensino (CREs) e Unidades escolares vinculadas, para solicitar a liberação do horário de coordenação dos servidores para que eles pudessem participar das atividades da Semana de Formação Continuada. Um documento específico solicitou a liberação dos servidores dos Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas.

 

 

 

Semana de Formação Continuada

 

No dia 10 de agosto, comemoram-se os 35 anos da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) e o Dia da Formação Continuada no Distrito Federal. Em homenagem à instituição, uma programação foi especialmente elaborada para a Semana de Formação Continuada que ocorre no período de 7 a 11 de agosto, nos turnos matutino, vespertino e noturno, com atividades presenciais e on-line. Dessa forma, os profissionais da educação da rede pública de ensino podem participar de uma formação diversificada.

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br