4/10/23 às 16h12 - Atualizado em 4/10/23 às 17h36

Texto: Maurício Witczak

Revisão de Texto:Bárbara Boaventura

Foto: Daniel Fama/GITEAD-EAPE

Nessa quarta-feira, dia 4 de outubro, no auditório da EAPE, nos turnos matutino e vespertino, aconteceu o I Seminário: pedagogias culturais na socioeducação. Para receber os participantes do evento, foi instalada, no foyer do auditório, uma exposição artística de diversas escolas da rede pública de ensino do DF. Obras poéticas e de artes visuais, focadas na reflexão sobre a importância da cultura para o sistema socioeducativo, deram um brilho especial ao seminário.

Os convidados que compuseram a mesa falaram sobre a importância de um primeiro seminário dessa natureza, que se propõe debater um tema tão essencial. Compuseram a mesa de convidados a Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula, o Deputado Distrital Gabriel Magno, a representante do Sinpro/DF, Elineide Rodrigues, o coordenador do Fórum Distrital de Educação, Júlio Barros e a integrante da Comissão Permanente pela Cultura de Paz nas escolas do DF, Ana Beatriz Goldstein.

A professora Patrícia Nazario, gerente da GEMED/EAPE, fez um agradecimento especial aos convidados que compuseram a mesa e declamou um lindo poema, que fala sobre o grande desafio que a sociedade tem para diminuir as discrepâncias socioculturais e garantir educação para todos.

Ao longo de todo o dia, o seminário, por meio de diferentes depoimentos, debates e apresentações artísticas, revelou práticas exitosas diversas, relacionadas às pedagogias culturais na socioeducação. Um dos destaques do evento foi o impactante depoimento do professor de sociologia, poeta e autor do livro “Francas Palavras”, Emerson Franco, egresso do sistema prisional do DF, que atualmente ministra palestras dentro do seu projeto Papo Franco, projeto social que visa conscientizar e informar sobre a importância da educação na vida dos jovens.