19/10/23 às 19h31 - Atualizado em 19/10/23 às 19h31

I Seminário NaMoral – Ética, Integridade e Cidadania

Texto: Maurício Witczak – GITEAD/EAPE

Secretário Executivo Substituto da Secretaria de Educação João Mangabeira, Promotora de Justiça Dra Luciana Asper, Subsecretária de Educação Inclusiva e Integral Vera Barros e a Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação Maria das Graças de Paula Machado. Foto: Luizão Almeida – GITEAD/EAPE.

Hoje, quinta-feira, dia 19 de outubro, ocorreu no auditório da EAPE o I Seminário NaMoral – Ética, Integridade e Cidadania.

O seminário teve início com uma apresentação musical realizada pela professora Flora Lago e pela estudante Yasmim Rafael do CEF Vargem Bonita.

Logo depois, os convidados que compunham a mesa cumprimentaram todos os presentes.

Os convidados especiais incluíam Georges Seigner, procurador-geral de justiça, Vera Lúcia Ribeiro de Barros, Subsecretaria de Educação Inclusiva e integral/SUBIN, Maria das Graças de Paula Machado, Subsecretária de Formação Continuada/EAPE, Dra. Luciana Asper, promotora de justiça do MPDFT e idealizadora do Projeto NaMoral, e João Mangabeira, representante da Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

Em suas falas iniciais, enfatizaram a importância da profícua parceria entre o MPDFT e a secretaria de educação do DF, discutindo os valiosos resultados do projeto NaMoral nas escolas da rede pública do DF. Além dos convidados especiais, diversos estudantes, professores e coordenadores de diferentes regionais de ensino das escolas públicas do DF estiveram presentes no evento.

Dando sequência ao seminário, foram exibidos dois vídeos sobre o projeto NaMoral: um documentário produzido pela GITEAD/EAPE em parceria com a GETEB/EAPE e um vídeo produzido pelo MPDFT.

Após uma pausa para o café, a Dra. Luciana Asper ministrou uma palestra rica intitulada “Projeto NaMoral: História, Missão e Aplicações, Concepção/Marco Histórico e Integridade”.

Na palestra, a Dra. Luciana falou sobre os importantes desdobramentos do projeto e sobre o valor do NaMoral para o nosso presente, destacando sua importância como legado para as futuras gerações, já que propõe uma revolução comportamental baseada na ética, integridade e cidadania.

Logo em seguida, gestores e professores de diversas escolas da rede pública de ensino do DF participaram de uma roda de conversa. Nesse momento, compartilharam as diferentes práticas bem-sucedidas do projeto NaMoral em suas escolas.

O encerramento do I Seminário NaMoral – Ética, Integridade e Cidadania foi marcado por muitos agradecimentos e por uma emocionante apresentação artística realizada pelo grupo musical “Los Namoretes”, composto pela equipe NaMoral da GETEB/EAPE. Eles interpretaram “Sementes do Amanhã”, uma linda composição de Gonzaguinha que representa poeticamente os valores do projeto.