24/11/23 às 10h19 - Atualizado em 24/11/23 às 10h50

EAPE recebe a XI Plenarinha e o lançamento do Plano Distrital Pela Primeira Infância

Texto: Maurício Witczak – – GITEAD/EAPE

Revisão: Pedro Artur Melo – GITEAD/EAPE

Fotos: Daniel Fama e Luizão Almeida – GITEAD/EAPE

Na quarta-feira, dia 22 de novembro, a Subsecretaria De Formação Continuada (EAPE) acolheu a XI Plenarinha e o lançamento do Plano Distrital Pela Primeira Infância. O evento envolveu escolas da Rede Pública do DF e algumas escolas que têm convênio com a Secretaria de Educação do DF, totalizando 31 Instituições de Ensino.

O evento contou com a presença de diversas autoridades da Secretaria de Educação do DF

e da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF e foi realizado por diversos parceiros: As Coordenações Regionais de Ensino da SEEDF, as UNIEBs, as Equipes de Educação Infantil, as Equipes Gestoras, em especial, Fernanda Mateus, a Coordenadora Regional de Ensino do Guará, Diversos professores e professoras de Educação Infantil, a Equipe da Diretoria de Educação Infantil, os Membros do Comitê Gestor Intersetorial de Políticas Públicas para a 1ª infância do DF e demais organizações parceiras do Comitê Intersetorial da 1ª Infância. O principal objetivo do evento é lançar o Plano Distrital pela Primeira Infância. Ele foi elaborado com a participação das pessoas mais interessadas nele: as crianças de até 6 anos de idade, seus familiares, cuidadores, profissionais e pesquisadores, tendo como finalidade garantir o direito de expressão dessas crianças na sua forma e desejo de se comunicar.

O início do evento foi marcado por diversas apresentações envolvendo estudantes e educadores do Ensino Infantil. A primeira apresentação foi realizada pela Escola CEI 03 de Taguatinga, com as atrações musicais

“Acorda Maria Bonita/ Mulher Nova Bonita e Carinhosa/Forró do Xenhenhén’. Em seguida, teve a apresentação cênico musical da Escola Sorriso de Maria Guará, com a peça “Nordeste Boi Bumbá”. Após as apresentações, a Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, deu as boas-vindas a todos os presentes e falou sobre a importância do evento para fortalecer a Educação Infantil. Em seguida, passou a palavra para a Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, que enalteceu essa profícua parceria entre as secretarias, em prol de uma Educação Infantil de excelência.

Ao longo de todo o dia, as crianças das 31 Instituições de ensino que participaram da XI Plenarinha, participaram de diversas atividades recreativas, além de oficinas de Dança, Música, Teatro, Contação de Histórias, Mágica e outras dinâmicas pedagógicas. A XI Plenarinha, mais uma vez teve grande êxito em seus objetivos, e nesse ano, ainda está comemorando uma grande conquista apra Educação Infantil que é o Plano Distrital Pela Primeira Infância.