Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/12/23 às 14h43 - Atualizado em 4/12/23 às 14h46

EAPE recebe o V Seminário Nacional de Qualidade de Vida, Saúde e Bem-Estar no Trabalho

COMPARTILHAR

Texto: Maurício Witczak – GITEAD/EAPE

Revisão: Pedro Artur Melo – GITEAD/EAPE

Fotos: Daniel Fama e Luizão Almeida – GITEAD/EAPE

 

 

Nessa quarta-feira, dia 29 de novembro, no auditório da Subsecretaria de Formação Continuada (EAPE), a Secretaria de Estado de Educação (SEEDF), promoveu por meio da Assessoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho, o V Seminário Nacional de Qualidade de Vida, Saúde e Bem-Estar no Trabalho (V SENAQVT).

 

O evento contou com o apoio de diversas entidades parceiras. Ocorreu ao longo de todo o dia e foi transmitido ao vivo pelo canal da EAPE no Youtube.

 

Com o tema “Assédio no Ambiente de Trabalho – Construindo Relações Saudáveis e Respeitosas”, a SEEDF tem como um dos objetivos do Seminário tornar-se referência nacional com a adoção de políticas públicas e ações práticas que visem à valorização do profissional da educação, por intermédio de políticas, programas e ações que promovam o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida no trabalho dos profissionais em educação.

 

Ao longo do dia foram abordados aspectos fundamentais da saúde e segurança psicológica dos trabalhadores, bem como as ocorrências de assédio moral no trabalho, suas implicações e consequências, as violações dos direitos humanos, as questões jurídicas e seus encaminhamentos, os aspectos de gênero e discriminação, adoecimento e afastamento do trabalho, dentre outros temas correspondentes.

 

O seminário também oportunizou o conhecimento dos programas e ações práticas desenvolvidas no âmbito da SEEDF que visam a qualidade de vida de seus profissionais. 
  Em consonância, durante o evento, aconteceu a “V Exposição Para Além da Regência de Classe” e “II Exposição das Iniciativas Exitosas nas Escolas da Socioeducação”, ações realizadas pela ASQVT. Elas têm por objetivo valorizar e divulgar os trabalhos e projetos dos servidores readaptados da carreira magistério e dos professores das Unidades de Internação Socioeducativas da SEEDF, que desenvolvem projetos pedagógicos de relevância para toda a comunidade escolar.

 
No período matutino, logo após a execução do Hino Nacional do Brasil, as componentes da mesa deram as boas-vindas a todos os participantes e falaram sobre a importância do evento. Compuseram a mesa: Ana Paula Oliveira Aguiar, Subsecretária de Gestão de Pessoas, Maria Cristina Carvalho, Subsecretária Substituta da Secretaria de Formação Continuada (EAPE) e Fernanda Patrícia Pereira, Chefe de Assessoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (ASQVT) da Secretaria de Educação do DF.

 

Logo após as falas iniciais, os participantes do seminário assistiram a uma valiosa palestra com Michelle Heringer, Chefe da Assessoria de Apoio aos Julgamentos da Controladoria-Geral do Distrito Federal. O tema de sua palestra foi “Assédio e discriminação, suas implicações e consequências no ambiente de trabalho e nas relações interpessoais na SEEDF”. Para encerrar o Seminário no Turno Matutino, o Grupo Mulheres em Si, realizou uma emocionante apresentação musical.

 

No período da tarde, o seminário, teve uma sequência de atividades muito intensas e de grande relevância.

 

O psicólogo da Assessoria de Qualidade de Vida e Bem-estar no Trabalho da SEEDF, Paulo Strack, realizou uma apresentação sobre o Programa de Saúde Mental no Trabalho (PROSM).

 

 

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br