Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/23 às 9h45 - Atualizado em 18/05/23 às 16h48

EAPE participa da Campanha do Agasalho Solidário

COMPARTILHAR

Reportagem: Jacqueline Pontevedra

Revisão de texto: Alzira Neves

Legenda : Os formadores da GITEAD/EAPE, Tadeu Maia e Daniel Santos, já participaram da Campanha do Agasalho e fizeram doações. Foto: Daniel Fama – EAPE/GITEAD

Com a chegada do inverno, as temperaturas tendem a cair no Distrito Federal. Com o objetivo de ajudar a população em situação de vulnerabilidade social e também algumas instituições carentes, a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais de Educação (a EAPE) participa da Campanha do Agasalho Solidário 2023 – Parou de usar? Doe. Os interessados podem contribuir com doações até o dia 17 de julho.

O foco do evento é a arrecadação de blusas, calças, agasalhos, mantas, cobertores, casacos, meias, luvas, cachecol e gorros. Na EAPE, todos os itens doados podem ser depositados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, nas caixas coletoras que estão na entrada principal – próximo ao estacionamento público – ou na entrada próximo à Diretoria de Organização do Trabalho Pedagógico e Pesquisa (DIOP).

De acordo com material de divulgação, a recomendação é que os donativos estejam lavados e acondicionados em sacos plásticos transparentes para facilitar a identificação, a triagem e a entrega para quem tanto precisa. Não serão aceitas roupas rasgadas, roupas íntimas e descartes.

“Participar dessa campanha reforça o compromisso da EAPE em termos de responsabilidade social, valorização da pessoa e respeito aos direitos humanos, pois a participação voluntária dos profissionais dessa subsecretaria, de cursistas e também de visitantes pode contribuir para o bem-estar daqueles que mais necessitam, especialmente à população em situação de rua – que cresceu no DF. Nesse sentido, participar da Campanha do Agasalho Solidário é uma ação de educação, de ação prática de direitos humanos, de cidadania e de ética com o outro”, destacou a Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula Machado.

O professor Tadeu Maia, que atua na Gerência de Inovação, Tecnologia e Educação à Distância (GITEAD), já fez a doação de um agasalho. “O ato de doar é também enxergar as necessidades do próximo e fazer algo para supri-las. Ao oferecermos ao outro aquilo que não nos faz falta, essa ação pode fazer diferença para aqueles que mais necessitam”, destacou.  O servidor, que também é coordenador da Plataforma Moodle, compartilhou o cartaz da campanha nesse ambiente virtual de aprendizagem.

Legenda: Agasalhos doados pelos servidores da EAPE para a campanha. Foto: Daniel Fama – EAPE/GITEAD

Um dos formadores do Curso Cultura Maker e Robótica Educacional, Daniel Santos, também ficou motivado com a ação social e doou agasalhos infantis e um casaco adulto.  “Ao fazer doações para a campanha, eu e minha família contribuímos para a reutilização das peças e evitamos o descarte antecipado. Com isso, reduzimos o desperdício, promovemos a sustentabilidade e contribuímos com a comunidade, pois acreditamos que estamos oferecendo algum tipo de conforto e esperança para aqueles que mais precisam”, enfatizou o professor.

Além de cartazes nas dependências da subsecretaria e das caixas de coleta para as doações que estão nos locais já especificados, a EAPE também realiza a divulgação da campanha nas mídias sociais. Para isso, materiais específicos foram produzidos como, por exemplo, a produção de um breve vídeo institucional.

Campanha do Agasalho Solidário 2023 – Parou de usar? Doe foi idealizada pela Primeira Dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, e é realizada pela Coordenação da Chefia Executiva de Políticas Sociais.  Ao todo, serão mais de 70 dias de ação. A ação solidária também vai ocorrer em administrações regionais, batalhões do Corpo de Bombeiro e outros locais.

SERVIÇO:

Campanha do Agasalho Solidário 2023- Parou de usar? Doe.

Doações até 17 de julho

Pontos de coleta na EAPE: nas caixas coletoras que estão na entrada principal – próximo ao estacionamento público – ou na entrada próximo à Diretoria de Organização do Trabalho Pedagógico e Pesquisa – DIOP.

Endereço da EAPE: SGAS 907

Podcast Informativo EAPE

 A Campanha do Agasalho 2023 – Parou de usar? Doe. Este foi o tema 1ª edição da segunda temporada do podcast Informativo EAPE. Esse trabalho apresenta reportagens de até cinco minutos que são compartilhadas nas principais plataformas de streaming, pelo Whatsapp e ficam disponíveis aqui também.

 

Para ouvir o áudio, é só dar o play no link abaixo:

 

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br