Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/07/23 às 12h21 - Atualizado em 17/07/23 às 12h36

EAPE lança edital para bolsas de graduação e pós-graduação

COMPARTILHAR

Reportagem: Jacqueline Pontevedra

 

Revisão de texto: Alzira Neves

 

 

Até o dia 24 de julho, servidores efetivos das carreiras magistério e assistência à educação da Secretaria de Educação do Distrito Federal podem realizar a inscrição para o processo seletivo de concessão de bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu). Há 44 vagas disponíveis para o segundo semestre de 2023 que estão distribuídas em onze instituições de ensino superior conveniadas à secretaria. O edital está disponível neste link.

 

Para participar do processo seletivo, é importante destacar alguns critérios que estão previstos no edital. “O servidor deve estar em efetivo exercício na Secretaria de Educação há pelo menos três anos consecutivos, cedido ou permutado para outro órgão, desde que esteja desempenhando as mesmas atribuições do cargo efetivo da SEEDF e o servidor deve estar regularmente matriculado no curso que pretende concorrer à bolsa de estudo. Além disso, o servidor não pode estar afastado por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro, por motivo de doença ou pessoa da família, para atividade política, para tratar de interesses particulares, para desempenho de mandato classista e não estar respondendo a Processo Administrativo Disciplinar instaurado. Esses são alguns critérios, mas há também outros que podem ser conferidos no edital”, explicou a assessora da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), Tânia Cristina Porto Cotrim.

 

Para realizar a inscrição, os candidatos devem abrir um processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e selecionar, como tipo de processo, a opção “SEE – Gestão Educacional: Processo Seletivo”. Além dessa inscrição, o candidato deve inserir a documentação necessária que também está prevista no edital.

 

Em 2009, a servidora da carreira assistência, Mariana Cassiano, atuava na Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas e conseguiu bolsa de 100% durante três dos cinco anos necessários para fazer o curso de Direito numa universidade particular. “Ter sido contemplada com a bolsa me proporcionou segurança para estudar e a certeza de que eu iria concluir o curso, pois os custos com a faculdade eram altos. Como eu tinha deixado Minas Gerais, eu precisava arcar também com as despesas de moradia aqui no Distrito Federal, tudo isso com salário de servidora da Secretaria de Educação. Por isso, a bolsa foi fundamental, tanto para a minha formação acadêmica como para o aperfeiçoamento do trabalho que eu desempenho na Secretaria. Destaco a minha gratidão à Secretaria de Educação e à Eape, que trabalham para atender as necessidades de formação de todos os servidores – o que contribui para o desenvolvimento profissional e assegura a construção e a execução de políticas públicas que permitem a realização de uma educação pública de qualidade para nossos estudantes”, destacou Mariana. 

 

“Nós temos esse processo seletivo que contribui para a formação acadêmica e aprimora o quadro de servidores. É importante destacar que a concessão da bolsa de estudo não implica o afastamento das atividades laborais e não há redução do regime semanal de trabalho do servidor. Temos na Eape uma equipe maravilhosa e bastante capacitada que não mede esforços para realizar o melhor atendimento à populaç~çao do Distrito Federal”, enfatizou a Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá. De acordo com a assessora da Eape, Tânia Cotrim, em 2022, foram ofertadas 80 bolsas de estudo. Em 2023, foram ofertadas 99.

 

Cabe destacar que as bolsas de estudo são semestrais, sem renovação automática. Para dar continuidade ao benefício, o estudante deve se inscrever e ser classificado em novo processo seletivo, quando disponibilizado, conforme orientações do convênio entre as instituições de ensino superior e a Secretaria de Educação. 

 

O processo seletivo para concessão de bolsas de estudo será realizado pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação e as bolsas serão distribuídas conforme ordem prioritária de servidores habilitados. Informações completas e edital estão disponíveis neste link https://www.eape.se.df.gov.br/processo-seletivo-para-a-concessao-de-bolsas-de-estudos-para-cursos-de-graduacao-ou-de-pos-graduacao-2o-2023/

 

O resultado preliminar será divulgado neste site no dia 1º de agosto, a partir das 18h. O prazo para recurso será de 2 a 4 de agosto e o resultado final será divulgado no dia 7 de agosto. A carta de encaminhamento para cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) será encaminhada aos contemplados no período de 9 de agosto a 11 de setembro. Para informações ou esclarecimento de dúvidas, os servidores devem entrar em contato pelo e-mail convenio.eape@se.df.gov.br

 

De acordo com material de divulgação, é importante ressaltar que é de inteira responsabilidade do servidor acompanhar os prazos, a publicação dos resultados e das etapas do processo seletivo, bem como as eventuais alterações do cronograma estabelecido e previsto no edital.

 

Podcast Informativo EAPE

 

Profissionais efetivos da Secretaria de Educação do DF podem participar do processo seletivo para concorrera bolsas de estudo para graduação e pós-graduação. As 44 vagas são para o segundo semestre deste ano e as inscrições podem ser feitas até o dia 24 de julho. Informações no site www.eape.se.df.gov.br Esse foi o tema da 22ª do podcast Informativo EAPE (trabalho que apresenta reportagens de até cinco minutos que são compartilhadas nas principais plataformas de streaming, pelo Whatsapp e ficam disponíveis aqui também).  

 

Para ouvir o áudio, é só dar o play no link abaixo:

 

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br