Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/08/23 às 19h54 - Atualizado em 14/08/23 às 18h05

EAPE comemora 35 anos

COMPARTILHAR

Reportagem: Jacqueline Pontevedra

 

 

No dia 10 de agosto, Eape completa 35 anos. 

Foto: Daniel Fama/Gitead -Eape

 

 

10 de agosto é um dia importante para a educação do Distrito Federal. Nessa data, comemoram-se os 35 anos da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) e o Dia da Formação Continuada no Distrito Federal. Em homenagem à instituição, uma programação foi especialmente elaborada para a Semana de Formação Continuada que vai ocorrer no período de 7 a 11 de agosto, nos turnos matutino, vespertino e noturno, com atividades presenciais e on-line. Dessa forma, os profissionais da educação da rede pública de ensino podem participar de uma formação diversificada.

  

Uma série de atividades estão previstas: cerimônia de abertura, atividades culturais, oficinas, simpósios, exibição de vídeos, palestras, lives, comunicações orais, lançamento de uma nova edição da Revista Com Censo, cerimônia de premiação de práticas exitosas de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, lançamento de matriz de formação continuada, apresentação de trabalhos das oficinas pedagógicas, sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal, dentre outras. A programação completa está disponível neste link.

 

“Essa data é fonte de alegria para os educadores do Distrito Federal. O dia da formação continuada foi estabelecido pela Lei nº 6.502 de 2020 e está previsto também no calendário oficial do GDF. Isso representa uma conquista para os professores da rede pública que dispõem, nos momentos para coordenação, de um horário específico para realizar a formação continuada. Precisamos valorizar esses momentos de formação e as conquistas que resultam dessa possibilidade pedagógica. Além disso, cabe destacar que a EAPE é a única escola em que os próprios professores da rede pública passam por um processo seletivo e são os responsáveis pelas formações de outros profissionais da rede. Parabéns também a todos os formadores e formadoras”, enfatizou a Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula Machado.

 

Para celebrar o aniversário de 35 anos da EAPE, uma logomarca também foi especialmente criada pelo professor de artes plásticas Eduardo Carvalho dos Santos – que trabalhava na Gerência de Inovação, Tecnologias e Educação à Distância (GITEAD). Para realizar o trabalho, ele encontrou inspiração nos cobogós (blocos vazados de concreto, que existem e permitem a entrada de ventilação e luminosidade nos ambientes da Eape). Durante a concepção, ele uniu a logomarca já existente – que apresenta o nome da EAPE com elementos, formas e cores também definidos pelos cobogós – à visualidade e ao formato dos blocos.

 

Atualmente, o profissional já está aposentado, mas deixou seu trabalho, sua criatividade e sua arte materializados num produto que celebra a formação continuada.“Essa logomarca pretende evidenciar os 35 anos do trabalho realizado pelos profissionais que atuaram e atuam na Eape e representam o esforço incessante em busca da qualificação docente para uma educação de qualidade e libertadora”, enfatizou Eduardo.

 

Destaques da programação de aniversário

 

Durante a programação, cabe destacar a realização de algumas ações. Na segunda-feira, dia 7 de agosto, no turno matutino (no auditório da Eape) e no noturno (sala 62), será realizada a cerimônia de abertura no auditório da Eape, com a participação de autoridades pela manhã. Também ocorrerá o lançamento da matriz de formação continuada. À tarde, às 14h, será realizada a cerimônia de premiação de Práticas Exitosas no âmbito da Política de Enfrentamento de Violência contra Meninas e Mulheres.

 

Na terça-feira, dia 8 de agosto, às 08h30, no auditório da Eape, será realizado o Simpósio de Formação Continuada. A Doutora e Chefe de Políticas Públicas e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Unb, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva vai abordar o tema A importância da formação inicial e continuada de professores e seu impacto na sociedade. E a Doutora do Instituto de Letras da UnB, Eloisa Nascimento Silva Pilati, vai abordar o tema: A importância dos estágios supervisionados no âmbito das licenciaturas e seu impacto na formação inicial de professores. A mediação será realizada pela professora e assessora da Eape, Alzira Neves. Haverá transmissão on-line pelo Canal da Eape no youtube.

 

Às 14h, também no auditório da Eape,  será ministrada a palestra A importância da pesquisa e da pós-graduação e os impactos na educação. Na sequência, às 15h, em diferentes salas da Eape, servidores que foram contemplados com o Afastamento Remunerado para Estudos vão apresentar e divulgar os resultados dos trabalhos de pesquisa realizados durante os cursos de mestrado e/ou doutorado em diferentes universidades. “Esse será um momento especial para compartilhar com nossos colegas os frutos das investigações científicas e os saberes adquiridos. As comunicações individuais terão duração de 20 minutos, além do tempo para dúvidas e discussões”, explicou a assessora Alzira Neves.

 

Ainda de acordo com Alzira, “os servidores contemplados com o afastamento remunerado para estudos retribuem ao Estado, pois vão desenvolver um trabalho pedagógico de mais qualidade tendo em vista o conhecimento acumulado e produzido durante a pós-graduação. Além disso, eles podem também contribuir na elaboração de políticas públicas, projetos e cursos nos setores intermediários e central da Secretaria de Educação”. No período noturno, diferentes oficinas serão realizadas on-line. Os interessados devem realizar a inscrição no Moodle da Eape https://eadeape.se.df.gov.br

 

Na quarta-feira, dia 9 de agosto, ocorrerá a formação continuada na prática.   Diferentes oficinas, presenciais e on-line, serão realizadas nos turnos matutino e vespertino. Temáticas variadas serão abordadas por formadores que atuam nas diferentes gerências como: programa Na Moral, educação ambiental, letramento em educação antirracista, diversidade sexual, cultura de paz, projeto de vida, inteligência artificial, musicalidade, jogos e brincadeiras, fotografia, produção de vídeos no celular, entre outras. As inscrições podem ser feitas no link https://eadeape.se.df.gov.br

 

Na quinta-feira, dia 10 de agosto, às 8h30, no auditório da Eape, será realizada uma mesa redonda.  A Professora Dra. e Diretora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Liliane Campos Machado; e Professora Dra. e Reitora da UniDF, Simone Pereira Costa Benck, vão apresentar o tema: Estreitando laços entre Universidades e Secretarias de Educação em prol do fortalecimento da formação continuada. A medição será realizada pela Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula Machado. Haverá transmissão no Canal do Youtube da EAPE.

 

No período vespertino, às 14h, também no auditório da Eape, a formadora das Oficinas Pedagógicas, Cristina Leite, fará uma apresentação e será exibido o documentário Memória viva do curso: A arte de contar histórias. Na sequência, formadores vão apresentar as Práticas Reflexivas da Aprendizagem Desenvolvida (PRADS) realizadas durante os cursos de formação ministrados no 1º semestre de 2023. Haverá também roda de conversa e troca de experiências.

 

No período noturno, às 19h, diferentes oficinas on-line serão realizadas. Variadas temáticas serão abordadas e as inscrições podem ser feitas também no link https://eadeape.se.df.gov.br

 

Na sexta-feira, dia 11 de agosto, às 8h30, na sala 62, será lançada mais uma edição da Revista Com Censo, haverá apresentação cultural e uma roda de conversa sobre o andamento das investigações dos grupos de pesquisa da Eape. No período noturno, diferentes oficinas serão realizadas on-line. Os interessados devem realizar a inscrição no Moodle da Eape https://eadeape.se.df.gov.br 

 

Para finalizar a programação, na segunda-feira, dia 14 de agosto, às 10h, será realizada uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

A data

 

A Escola de Aperfeiçoamento de Pessoal, da extinta Fundação Educacional, foi criada no dia 10 de agosto de 1988. Posteriormente, o nome da instituição foi modificado para Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação (EAPE). Nessa mesma data, em homenagem à instituição, o calendário oficial do Distrito Federal celebra o Dia da Formação Continuada.A Portaria nº 659, de 4 de dezembro de 2021, dispõe sobre a organização administrativa e pedagógica da EAPE. A instituição está localizada no SGAS 907, Asa Sul. O telefone geral é (61) 3901-2378.

 

Dados sobre a Eape

 

De acordo com a responsável pela Diretoria de Inovação, Tecnologias e Documentação, Mariana Cassiano, a EAPE é responsável por mais de cem ações de formação (cursos, oficinas, seminários) da Secretaria de Educação, reúne 163 servidores(entre professores formadores, gestores e profissionais da carreira assistência) e atende, em média, mais de 17 mil cursistas por ano. Só em 2022, foram realizadas 197 ações de formação continuada.

 

A equipe de formadores é composta por especialistas, mestres e doutores. Há mais de três décadas, a formação continuada ofertada pela EAPE está articulada com as principais políticas públicas da área educacional e, por ano, mais de 100 cursos (de 60h, 90h, 120h e 180h) são oferecidos aos profissionais da rede. A maioria da formação ocorre no formato de ensino híbrido. Essa metodologia de aprendizagem combina o ensino presencial e propostas de ensino on-line, ou seja, integra as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) à educação.

 

Para o formador Bruno Borges de Castro, a EAPE é um encontro de boas práticas e um exemplo para todo o país. “No Brasil não há experiência similar ao que foi desenvolvido nas últimas décadas no Distrito Federal. Ter um espaço de formação continuada com status de subsecretaria só tem paralelo em países de Primeiro Mundo. A EAPE é um espaço de resistência da educação pública de qualidade, é um espaço para que os professores possam, de maneira colaborativa, formar outros professores. É um símbolo de como podemos e devemos fortalecer a formação continuada dos profissionais de educação. Com uma pluralidade de cursos, oficinas, palestras e outras ações, podemos alcançar um grande número de profissionais”, enfatizou Bruno.

 

A professora da Escola Classe 13 de Taguatinga, Virgínia França, trabalha com estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais. Por essas características, ela participa de curso voltado para a temática da educação especial na EAPE. “As aulas são motivadoras, possibilitam partilhas e trocas de experiências e auxiliam no processo de ensino e de aprendizagem. Os cursos oferecidos pela EAPE permitem que nossas ações pedagógicas tenham mais qualidade. Além disso, cabe destacar que a formação continuada é um investimento na educação. Ao investir no professor, investe-se no principal protagonista de nossa ação: os estudantes”, concluiu Virgínia.

 

Quem também destaca a importância do trabalho realizado pelos professores formadores é o professor Ricardo Pacheco. Há 31 anos ele atua na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Durante esse período, quatro anos foram dedicados à Eape. Atualmente, atua como formador na Gerência de Inovação, Tecnologias e Educação à Distância (GITEAD).  O docente, que já concluiu o doutorado no Departamento de Educação da Universidade de Brasília,também destaca a importância singular da instituição. “Eu acredito que esses 35 anos de existência devem ser comemorados como uma conquista de toda e para toda a comunidade escolar da rede pública de ensino do Distrito Federal. Espero que a Eape se fortaleça, continue cumprindo seu papel de proporcionar a formação de docentes, também contribua para a melhoria da educação nas escolas públicas e cumpra sua função social de assegurar a aprendizagem com qualidade para todos os estudantes”.

 

Outras ações pedagógicas e outras políticas públicas

 

Além dos cursos, outra ação importante realizada é o Projeto EAPE vai à Escola. Com esse trabalho, os formadores vão até as escolas e realizam ações específicas para atender as necessidades pedagógicas específicas de cada unidade escolar. “O projeto permite que o servidor participe da formação continuada, pois, nem sempre, o profissional consegue se deslocar até a EAPE – que fica na região central de Brasília (907 sul)–para realizar os cursos. Outro motivo é que, durante os sorteios, muitas vezes, o profissional da educação não é contemplado para os cursos. Então, a realização do projetoé uma maneira de fazer com que a formação continuada chegue até a escola e contribua para a aprendizagem dos estudantes”, esclareceu a responsável pela Diretoria de Organização do Trabalho Pedagógico e Pesquisa, Luciana Ribeiro. Em 2022, quase 19 mil profissionais da educação foram atendidos nas unidades escolares das quatorze regionais de ensino.

 

O Afastamento Remunerado para Estudos também é outra política pública crucial para a formação continuada dos nossos profissionais e para alcançar uma educação pública de qualidade no Distrito Federal.“Essa política impacta diretamente não só o trabalho realizado na sala de aula com nossos estudantes, mas impacta também toda a sociedade. Os servidores contemplados com o afastamento remunerado para estudos retribuem ao Estado, pois vão desenvolver um trabalho pedagógico de mais qualidade tendo em vista o conhecimento acumulado e produzido durante a pós-graduação. Além disso, eles podem também contribuir na elaboração de políticas públicas, projetos e cursos nos setores intermediários e central da Secretaria de Educação”, enfatizou a professora e assessora técnica da EAPE responsável pelo tema, Alzira Neves.

 

Servidores efetivos das carreiras magistério e assistência à educação também dispõem de outra possibilidade. Semestralmente, eles podem realizar a inscrição para o processo seletivo de concessão de bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu). “Esse processo seletivo contribui para a formação acadêmica e aprimora o quadro de servidores”, enfatizou a Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá.

 

Podcast Informativo EAPE

 

10 de agosto é um dia importante para a educação do Distrito Federal. Nessa data, comemoram-se os 35 anos da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) e o Dia da Formação Continuada no Distrito Federal. Para celebrar, uma programação foi especialmente elaborada. Esse foi o tema da 28ª edição do podcast Informativo EAPE. Esse trabalho apresenta reportagens de até cinco minutos que são compartilhadas nas principais plataformas de streaming, pelo Whatsapp e ficam disponíveis aqui também. Ouça as informações com Jacqueline Pontevedra.  

 

Para ouvir o áudio, é só dar o play no link abaixo:

 

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br