Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/08/23 às 8h54 - Atualizado em 11/08/23 às 8h00

Cerimônia de abertura celebra 35 anos da EAPE

COMPARTILHAR
Reportagem: Jacqueline Pontevedra


Legenda: Subsecretária Maria das Graças Machado participou ativamente da cerimônia de abertura.
Foto: Daniel Fama/Gitead-Eape

 

 

Nesta semana, a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) celebra 35 anos e os gestores prepararam uma programação especial para comemorar a data. Para isso, foi organizada a Semana de Formação Continuada, que teve início na manhã da segunda-feira, dia 7 de agosto, no auditório da Eape. Na cerimônia de abertura, profissionais da educação e diferentes autoridades estiveram presentes no evento, que reuniu cerca 200 pessoas.

 

A Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, deu as boas-vindas e destacou a importância do trabalho pedagógico realizado na instituição. “A oferta de cursos pela Eape caminha junto aos anseios da sociedade, o que traz atualidade para a sala de aula. Hoje temos cursos que ajudam no enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, projetos que trabalham a ética e a cidadania, cursos na área de tecnologia, dentre outros. A formação continuada é fundamental e a Eape é a base para que tenhamos uma educação pública de qualidade. Parabéns aos profissionais que atuam na Eape”, destacou.

 

Quem também saudou o trabalho realizado pelos profissionais da Eape e ressaltou a importância da instituição para a educação do Distrito Federal, foi a Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF), Rose Rainha. “O Sebrae acredita na parceria com a Secretaria de Educação e, nesta gestão, houve fortalecimento das ações propostas para a realização de uma educação empreendedora. A Eape é uma base, um apoio aos professores. Assinamos um contrato recentemente e estamos trabalhando a plataforma de cursos para que ela fique ainda mais comunicativa, mais interativa”, destacou a superintendente. Também sobre a parceria, a Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula Machado, reforçou: “Realmente o Sebrae tem um olhar efetivo sobre a educação e o sistema que o Sebrae está construindo para a Eape vai atender a mais de 35 mil servidores”. A superintendente também destacou a formação realizada com 537 professores no curso de pós-graduação e as inscrições para o curso de Educação Empreendedora Digital – que oferta700 vagas.

 

O Deputado Distrital (PT/ DF), Chico Vigilante, também esteve presente no evento e confirmou sua parceria e seu compromisso com a gestão da Eape. “Primeiramente, elogio a disposição e a coragem da Subsecretária Graça e de outros diretores por terem se empenhado para realizar, com emenda parlamentar de R$ 250.000,00, a reforma deste auditório (palco de tantas ações importantes para a educação do DF). Agora ele tem qualidade e beleza. E quero parabenizar a Eape pelos 35 anos, pois essa instituição merece todo o nosso carinho e, com uma Eape forte, a educação do DF estará cada vez melhor”, enfatizou o deputado que também sinalizou que irá destinar mais verbas de emenda parlamentar (R$ 600.000,00) para a instituição. Outra ação proposta pelo deputado será a realização de uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal, no dia 14 de agosto, às 10h, em homenagem aos 35 anos da Eape.

 

O professor da Secretaria de Educação e Presidente da Comissão de Educação da Câmara Legislativa, Gabriel Magno, também destacou a importância da história dos 35 anos da Eape. “Desejo que a Eape siga fortalecida para garantir o direito à formação continuada e que os resultados dos trabalhos realizados cheguem às escolas. Parabéns a todos os profissionais da Eape que se dedicam a construir uma educação pública de qualidade”, destacou.

 

O Sindicato dos Professores do Distrito Federal é outra instituição parceira da Eape. A diretora do Sinpro, Luciana Custódio, esteve presente no evento e parabenizou todos os formadores e todas as formadoras da Eape por construírem cotidianamente uma experiência de formação que orgulha o conjunto do magistério público do Distrito Federal. “A Eape é um patrimônio da nossa categoria e 35 anos comprovam o sucesso da política de formação que defendemos e desenvolvemos, fazendo diferença na vida profissional de cada professor, professora, orientador e orientadora educacional do DF. Nós celebramos lembrando também nossas pautas históricas e fortalecendo nossas lutas: a defesa do caráter público da educação, o financiamento público da educação pública e a valorização das tabelas salariais de especialistas, mestres e doutores”, disse.

 

A Reitora da Universidade do DF, Simone Benck, conheceu a Eape quando ingressou na Secretaria de Educação em 1996. “Aqui presenciei o início da Escola Candanga, destaco a luta pela construção de uma educação pública de qualidade neste espaço e também reparei na bele

za desse auditório”. A Subsecretária Maria das Graças de Paula Machado também enfatizou a proximidade que tem com o espaço físico da Eape. “Fui estudante da rede pública durante toda a educação básica, e aqui, neste espaço, estudei como normalista na antiga Escola Normal de Brasília. Meu carinho é muito grande por esse espaço que me acolheu e me acolhe”, explicou.

 

Em nome dos formadores da Eape, o professor Tadeu Maia foi convidado para falar durante a cerimônia. Ele é um dos servidores mais antigos da instituição e, além de reforçar também a importância da formação, destacou dois aspectos fundamentais.  “Primeiro, a pesquisa feita na Eape é diferente da pesquisa da academia. Aqui produzimos uma pesquisa voltada para a formação continuada e para a Secretaria de Educação e, há muito tempo, já queríamos a realização de uma pesquisa institucionalizada no espaço de formação da Eape. Segundo, a Revista Com Censo (publicação de divulgação científica) agora está dentro da Eape. Portanto, quero enfatizar a necessidade de continuarmos a construção da pesquisa e da divulgação científica neste espaço institucional”, enfatizou.

 

A Subsecretária Graça de Paula agradeceu a presença de outros servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal e também de representantes de outros órgãos e instituições. Gadiel Osmani Arce Zepeda – Embaixador da Nicarágua; Jurandir Pereira e Isabel Cristina Costa – Polícia Civil do DF; Renata Fernandes – Promotora MPTDF (Projeto Na Moral); Denise Mota – Instituto Histórico e Geográfico de Brasília; Marcelo Vinícius Granja – Detran/DF; Rose Rainha e Ana Emília de Andrade – Sebrae/DF; Veruska Ribeiro Machado – IFB; Diene Ellen Tavares – IFB; Simone Gontijo – IFB; Rosa Amélia Pereira da Silva – IFB; Ana Lúcia de Paula Moura – Secretaria de Relações Institucionais; Ana Cláudia Nogueira Veloso – Chefe de Gabinete da SEEDF; Eveline Queiroz- Ouvidoria; Júlio César Moronari – SUPLAV; Carlos Ney Menezes Cavalcante – SUAG. Além desses representantes, ela agradeceu aos coordenadores das regionais de ensino ou representantes, aos diretores, gerentes, assessores  e a todos outros servidores e servidoras que atuam na Eape.

 

Para também celebrar os 35 anos da Eape, uma equipe de profissionais que atua na Gerência de Inovação, Tecnologias e Educação à Distância (GITEAD) produziu um vídeo em homenagem à Eape, que foi exibido durante a programação de abertura. Ele também está disponível neste link para visualização.

 

Para finalizar a programação, lembranças foram entregues aos convidados e participantes, uma apresentação cultural foi realizada pelo servidor da GETEB, Paulo Sérgio da Silva Sousa, e todos participaram de um café da manhã que foi organizado pelos servidores da Eape. A programação completa da Semana de Formação Continuada está disponível neste link.

 

 

 

Legenda: Convidados, equipe gestora e servidores da Eape.
Foto: Léo Jaques

 

A data

 

A Escola de Aperfeiçoamento de Pessoal, da extinta Fundação Educacional, foi criada no dia 10 de agosto de 1988. Posteriormente, o nome da instituição foi modificado para Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação (EAPE). Nessa mesma data, em homenagem à instituição, o calendário oficial do Distrito Federal celebra o Dia da Formação Continuada. A Portaria nº 80, de 27 de janeiro de 2023 dispõe sobre a organização administrativa e pedagógica da EAPE. A instituição está localizada no SGAS 907, Asa Sul.

 

“Essa data é fonte de alegria para os educadores do Distrito Federal. O dia da formação continuada foi estabelecido pela Lei nº 6.502 de 2020 e está previsto também no calendário oficial do GDF. Isso representa uma conquista para os professores da rede pública que dispõem, nos momentos para coordenação, de um horário específico para realizar a formação continuada. Precisamos valorizar esses momentos de formação e as conquistas que resultam dessa possibilidade pedagógica. Além disso, cabe destacar que a EAPE é a única escola em que os próprios professores da rede pública passam por um processo seletivo e são os responsáveis pelas formações de outros profissionais da rede. Parabéns também a todos os formadores e formadoras”, enfatizou a Subsecretária Maria das Graças de Paula Machado.

 

Logomarca dos 35 anos da Eape

 

Para celebrar o aniversário de 35 anos da EAPE, uma logomarca também foi especialmente criada pelo professor de artes plásticas Eduardo Carvalho dos Santos -que trabalhava na Gerência de Inovação, Tecnologias e Educação à Distância (GITEAD). Para realizar o trabalho, ele encontrou inspiração nos cobogós (blocos vazados de concreto, que existem e permitem a entrada de ventilação e luminosidade nos ambientes da Eape). Durante a concepção, ele uniu a logomarca já existente – que apresenta o nome da EAPE com elementos, formas e cores também definidos pelos cobogós – à visualidade e ao formato dos blocos.

 

Atualmente, o profissional já está aposentado, mas deixou seu trabalho, sua criatividade e sua arte materializados num produto que celebra a formação continuada.“Esse trabalho pretende evidenciar os 35 anos do trabalho realizado pelos profissionais que atuaram e atuam na Eape e representam o esforço incessante em busca da qualificação docente para uma educação de qualidade e libertadora”, enfatizou Eduardo.

 

 

Dados sobre a Eape

 

De acordo com a responsável pela Diretoria de Inovação, Tecnologias e Documentação (substituta), Alzira Neves, a EAPE é responsável por mais de cem ações de formação (cursos, oficinas, seminários) da Secretaria de Educação, reúne 163 servidores (entre professores formadores, gestores e profissionais da carreira assistência) e atende, em média, mais de 17 mil cursistas por ano. Só em 2022, foram realizadas 197 ações de formação continuada.

 

A equipe de formadores é composta por especialistas, mestres e doutores. Há mais de três décadas, a formação continuada ofertada pela EAPE está articulada com as principais políticas públicas da área educacional e, por ano, mais de 100 cursos (de 60h, 90h, 120h e 180h) são oferecidos aos profissionais da rede. A maioria da formação ocorre no formato de ensino híbrido. Essa metodologia de aprendizagem combina o ensino presencial e propostas de ensino on-line, ou seja, integra as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) à educação.

 

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br