Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/09/23 às 11h16 - Atualizado em 14/09/23 às 11h36

Dia D

COMPARTILHAR

Texto: Pedro Artur Cruz de Melo

Revisão de texto: Maurício Witczak

 

Jurandir Fernandes falando sobre o canal de denúncia 197

Foto: Daniel Fama/GITEAD-EAPE

 

No dia 11 de setembro de 2023, dia do cerrado, aconteceu no Centro do Ensino Médio 02 da Ceilândia o Dia D.

 

Esta é uma ação de formação-sensibilização sobre a lei 6.647 de 17 de agosto de 2020, referente a utilização de fogos de artifício. Conjuntamente participaram a Secretaria de Estado de Educação (SEEDF), em especial a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) e Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – Brasília Ambiental (IBRAM). Na ocasião as falas dos representantes das instituições giraram em torno da sensibilização da adoção de fogos sem estampido, pois os que fazem geram grande desconforto para pessoas autistas, idosas, animais de estimação, entre outras.

 

 

O formador da EAPE, Juarez Oliveira Sampaio, fez uma dinâmica com um balão d’água para que os(as) estudantes percebessem como podemos ficar ansiosos com uma situação. A atividade consistiu em demonstrar como, minimamente, conseguimos regular nossas emoções depois dessa superestimulação e que outras pessoas podem não ter a mesma habilidade. A formadora Luzirene Rego Leite falou sobre a importância do bioma do cerrado. A subsecretária Maria das Graças de Paula Machado falou sobre a importância dos trabalhos em conjunto entre as instituições.

 

 

Por parte dos integrantes da polícia civil, Isabel Costa, Jurandir Fernandes Pereira e Flaviano Vicente da Silva, destacou-se o perigo de manusear fogos de artificio sem o devido preparo técnico e que para tal é preciso requisitar o trabalho de um profissional, denominado Blaster.  Falou-se também de que existem poucos estabelecimentos que estão devidamente legalizados para a venda desses artefatos. Por fim, informaram que qualquer pessoa que perceba qualquer irregularidade, pode fazer a denúncia através do telefone 197.

 

 

Em sua fala, o Subprocurador-Geral do Distrito Federal Cláudio Fernando de Aquino sensibilizou os estudantes sobre a importância de transformar o conhecimento sobre a letra da lei em ação efetiva. E como que os estudantes poderiam desempenhar um papel importante de levar esse conhecimento para os seus familiares.

 

 

 

 

 

 

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br