Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/08/23 às 18h07 - Atualizado em 14/08/23 às 18h07

Câmara homenageia os 35 anos da Eape

COMPARTILHAR

Sessão solene em homenagem aos 35 anos da Eape.

Foto: Daniel Fama/GITEAD-EAPE

 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, na manhã desta segunda-feira (14), uma sessão solene em homenagem aos 35 anos da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE). A celebração foi organizada a pedido do Deputado Distrital e Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Chico Vigilante (PT/DF), e contou com a participação de autoridades e profissionais da Secretaria de Educação do DF. Os objetivos da solenidade realizada no plenário foram: celebrar os 35 anos da Eape, reconhecer a importância de um lugar destinado a promover oportunidades de aprendizagem contínua para os profissionais da educação e destacar o trabalho pedagógico realizado pelos professores formadores. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara Distrital e pode ser visualizado neste link: https://www.youtube.com/watch?v=Z6OilQB-MqA.

 

Na solenidade, além do deputado Chico Vigilante, estiveram presentes a Presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal, Eliana Moysés Mussi; a Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá; a Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula Machado; o Gerente de Inovação, Tecnologias e Educação à Distância, João Rocha; a Professora Doutora da Eape, Renata Nogueira; o Diretor de Comunicação do Sindicato dos Professores do Distrito Federal, Kleber Soares; o Presidente da Comissão de Educação da Câmara Legislativa, Deputado Gabriel Magno, e a Deputada Federal, Érika Kokay (PT/DF).

 

A execução do Hino Nacional Brasileiro deu início ao evento com a exibição de um vídeo realizado com estudantes da rede pública. A produção foi realizada por uma equipe de profissionais que atua na Gerência de Inovação, Tecnologias e Educação à Distância (GITEAD/EAPE). Na sequência, o deputado Chico Vigilante ressaltou a importância histórica da instituição. “A Eape significa estudo, planejamento, símbolo de resistência e é fruto do renascimento da democracia, pois ela surge em 1988. Além dos cursos (estratégia mais importante), a instituição oferece outras ações de formação como palestras, oficinas e simpósios. Além disso, a Eape é responsável por conceder, aos profissionais da educação afastamento remunerado para estudos (mestrado, doutorado e pós-doutorado) – outra ação importantíssima. O dia 10 de agosto é uma data para celebrar os 35 anos de sucesso das políticas de formação, mas quero também deixar registrado alguns desafios necessários: a criação de polos da Eape em outras regionais de ensino e a necessidade de ampliar a conexão da Eape com outros órgãos e instituições e com outras articulações internacionais. Como reconhecimento,  vou destinar uma emenda parlamentar no valor de R$600.000,00 ainda neste ano e, para 2024, o valor será de 1 milhão de reais para investimento em computadores”, destacou o deputado.

 

Na sequência, em nome dos formadores da Eape, a professora Doutora Renata Nogueira reconheceu o trabalho realizado por outros formadores que já atuaram na instituição, destacou as dimensões objetivas e subjetivas que perpassam a formação continuada e reconheceu a instituição como um lugar de socialização, de aprendizagem e de afetos cotidianos. “Nós aprendemos uns com os outros e é a partir dessa experiência que nós podemos pensar em formação na Eape. Nós nos constituímos todos os dias como formadoras ou formadores, nós aprendemos com os nossos cursistas e nós nos transformamos a cada formação que damos. Por isso, falar da Eape e falar desse espaço de formação significa trazer vários elementos: nós nos atravessamos com as temáticas que ministramos, pois falamos de direitos humanos, de diversidade, de inclusão, de letramento e todas essas temáticas são fundamentais na constituição dos sujeitos que fazem parte da formação continuada, seja na condição de formadores e formadoras, seja na condição de cursista, ou  na condição dos alunos que recebem essa formação. Fazemos tudo coletivamente e essas temáticas são fundamentais para a transformação da escola”, enfatizou Renata.

 

Outro professor formador que também participou da sessão solene foi o Gerente de Inovação, Tecnologias e Educação à Distância da EAPE, João Rocha. “Sou um dos servidores mais antigos e ainda em atividade na Eape. Essa audiência é muito representativa, pois, ao longo desses anos, a manutenção da Eape (hoje subsecretaria), é resultado de uma luta histórica realizada por formadores e gestores. A instituição é um local que promove a aprendizagem contínua dos professores da rede – o que impacta diretamente os estudantes. É por meio da tecnologia e da inovação que vamos melhorara educação”, explicou.

 

Na sequência, ainda em homenagem aos 35 anos da Eape, um vídeo institucional (com tom poético), também produzido pela equipe do audiovisual que atua na EAPE, foi exibido para o público presente. Em seguida, o Diretor de Comunicação do Sindicato dos Professores do Distrito Federal, Kleber Soares, também parabenizou os profissionais que atuam na Eape e destacou a importância histórica da instituição, que surgiu para valorizar a formação continuada. “A Eape pertence aos profissionais da educação e esses precisam ser valorizados com boas condições de trabalho e com boa remuneração. Mas é preciso que o poder público dê mais recursos à instituição e eu presto homenagem em nome do Sinpro a todos os profissionais que já se dedicaram à EAPE e aos que ainda trabalham lá. Vida longa à Eape!”, reforçou.

 

Após essa homenagem, emocionada, a Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula Machado, destacou que possui uma relação afetiva com o espaço físico da Eape, pois foi nesse mesmo local que ela concluiu os estudos como normalista. “10 de agosto é uma data que é fonte de alegria para os educadores do Distrito Federal. O dia da formação continuada foi estabelecido pela Lei nº 6.502 de 2020 e está previsto também no calendário oficial do GDF. Eu quero destacar o empenho do Deputado Chico Vigilante em celebrar essa data, pois isso representa uma conquista para os professores da rede pública que dispõem, nos momentos de coordenação, de um horário específico para realizar a formação continuada durante todo o ano. Somos a única instituição no Brasil com esse formato. Precisamos valorizar esses momentos de formação e as conquistas que resultam dessa possibilidade pedagógica. Além disso, cabe destacar que a EAPE é a única escola em que os próprios professores da rede pública passam por um processo seletivo e são os responsáveis pelas formações de outros profissionais da rede. No primeiro semestre deste ano, foram realizadas 91 ações de formação. Em 2022, atendemos mais de 17 mil cursistas que participaram de cursos e mais de 18 mil pessoas foram atendidas nas ações do projeto “Eape Vai à Escola”. Isso é fruto de uma política que entende que nosso formador precisa estar junto à realidade das escolas. A formação não é apenas para progressão funcional, mas para gerar a transformação social necessária à educação. Parabéns também a todos os formadores e formadoras. Quero destacar que a Eape também está em alguns estados, por meio do acordo com o Brasil Central, e também quero agradecer ao GDF pelos acordos de cooperação internacional já firmados e em andamento com algumas embaixadas”, enfatizou a Subsecretária Maria das Graças.

 

Durante a sessão, a Presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal, Eliana Moysés Mussi, e o Presidente da Comissão de Educação da Câmara Legislativa, Gabriel Magno, também parabenizaram os profissionais que atuam na Eape e destacaram o papel fundamental da Eape para a educação no Distrito Federal. “A Eape é um patrimônio da nossa categoria e 35 anos comprovam o sucesso da política de formação que defendemos e desenvolvemos, fazendo diferença na vida profissional de cada professor e professora”, enfatizou Magno.

 

A Deputada Érika Kokay também homenageou a Eape e os profissionais que atuam na instituição. “A Eape é um símbolo. Ela resistiu a muitos desafios e nós precisamos assegurar o fortalecimento da potência que ela representa, pois a formação é infinita. Precisamos dos instrumentos da Eape para fazer a educação transbordar, para valorizar a educação como uma vivência da diversidade, como exercício das potencialidades humanas e como uma instituição que é parte desta sociedade”, ressaltou Kokay.

 

Na sequência, a Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, também destacou a importância da Eape para a educação do Distrito Federal, parabenizou o empenho dos profissionais da educação que atuam na instituição e agradeceu a participação do Deputado Chico Vigilante durante a história da Eape. “Falar da Eape é falar da minha história também. Quando estive à frente da instituição, o deputado disponibilizou emendas parlamentares e conseguimos melhorar a infraestrutura da instituição – parceria que se mantém ainda hoje. Outra questão importante que merece destaque é que a qualidade da educação dos estudantes da rede pública de ensino está intrinsecamente ligada à formação realizada na Eape durante seus 35 anos de existência. Temos os melhores profissionais do país e, como já foi mencionado, parcerias estão sendo formalizadas para que a formação também seja realizada em outros estados brasileiros e em outros países”, enfatizou.

 

Para finalizar a sessão solene, um momento cultural deixou evidente que a educação e a arte também são elementos importantes nos momentos de formação. A apresentação poética e musical foi realizada por formadores da Eape.

 

Autoridades e outros profissionais da educação que estiveram presentes:

 

Embaixador da República da Nicarágua, GadielOsmani Arce Zepeda; HélèneDucret, Adida de Cooperação Educativa da Embaixada da França no Brasil (representando o embaixador); Subsecretário de Planejamento Acompanhamento e Avaliação, Júlio César de Souza Moronari; Chefe da AJL, Mônica Gondim; Subsecretária da Gestão de Pessoas, Ana Paula de Oliveira; Professora Doutora Liliane Campus Machado, Diretora da Faculdade de Educação da UnB; Ana Lúcia Moura, Chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Internacionais (representando o Secretário Pacco Brito); Iedes Soares Braga, Subsecretaria de Educação Básica; Sandra Cristina Brito, Coordenadora Regional de Ensino do Plano Piloto; Vladisla Oliveira, Coordenadora de Média Complexidade; Carlos Ney Menezes, Subsecretário de Administração Geral; Anitta Ayres da Fonseca, Assessora Especial da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral; Wilson Conciani, Professor do Instituto Federal de Brasília; Jacira Batista, Conselheira do Conselho de Educação; Úrsula Cristina Fontana, Subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais; Ana Cláudia Veloso, Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação; Murilo Marconi Rodrigues, Coordenador Regional de Ensino de Taguatinga; Aline Chaves, assessora Gabinete do Deputado Jorge Viana, entre outros.

 

A data

 

A Escola de Aperfeiçoamento de Pessoal, da extinta Fundação Educacional, foi criada no dia 10 de agosto de 1988. Posteriormente, o nome da instituição foi modificado para Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE). Nessa mesma data, em homenagem à instituição, o calendário oficial do Distrito Federal celebra o Dia da Formação Continuada. A Portaria nº 659, de 4 de dezembro de 2021, dispõe sobre a organização administrativa e pedagógica da EAPE. A instituição está localizada no SGAS 907, Asa Sul. O telefone geral é (61) 3901-2378.

 

Dados sobre a Eape

 

Por ano, mais de 17 mil cursistas são atendidos na Eape. 

Foto: Daniel Fama/GITEAD-EAPE

 

De acordo com a responsável pela Diretoria de Inovação, Tecnologias e Documentação (substituta), Alzira Neves, a EAPE é responsável por mais de cem ações de formação (cursos, oficinas, seminários) da Secretaria de Educação, reunindo 163 servidores (entre professores formadores, gestores e profissionais da carreira assistência) e atendendo, em média, mais de 17 mil cursistas por ano. Só em 2022, foram realizadas 197 ações de formação continuada.

 

A equipe de formadores é composta por especialistas, mestres e doutores. Há mais de três décadas, a formação continuada ofertada pela EAPE está articulada com as principais políticas públicas da área educacional e, por ano, mais de 100 cursos (de 60h, 90h, 120h e 180h) são oferecidos aos profissionais da rede. A maioria da formação ocorre no formato de ensino híbrido. Essa metodologia de aprendizagem combina o ensino presencial com propostas de ensino on-line, ou seja, integra as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) à educação.

 

Semana de Formação Continuada

 

Também no dia 10 de agosto comemora-se o Dia da Formação Continuada no Distrito Federal. Em homenagem à instituição, uma programação foi especialmente elaborada para a Semana de Formação Continuada, que ocorreu no período de 7 a 11 de agosto, nos turnos matutino, vespertino e noturno, com atividades presenciais e on-line. Dessa forma, os profissionais da educação da rede pública de ensino puderam participar de uma formação diversificada. 

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br