Governo do Distrito Federal
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17/05/22 às 8h08 - Atualizado em 7/06/22 às 9h18

Revista Com Censo abre inscrições para edição de agosto 2022

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Reportagem: Jacqueline Pontevedra / Revisão de texto: Alzira Neves

 

Exposição com edições da Revista Com Censo na EAPE. Foto: Daniel Fama/GITEAD-EAPE

 

A onda de violência nas unidades da rede pública de ensino do Distrito Federal e nas suas imediações deixa evidente a importância de a comunidade escolar propor debates e elaborar estratégias e projetos relativos a essa temática. Nesse contexto, a equipe da Revista Com Censo convida pesquisadores a submeterem trabalhos que abordem o tema Violência no Contexto Escolar para integrar sua 30ª edição, com publicação prevista para o mês de agosto.

 

Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 6 de junho. As diretrizes e as regras estão disponíveis na Chamada para Submissão de Trabalhos . Dúvidas e esclarecimentos podem ser enviados para o e-mail rcc@se.df.gov.br.

 

Danilo Maia, coordenador de pesquisa e publicações da EAPE. Foto: Daniel Fama/GITEAD-EAPE

Esta edição, e todas as edições da Revista Com Censo, têm um papel pedagógico bastante importante. Primeiro, elas dão visibilidade e divulgam trabalhos que são realizados pelos profissionais da rede pública de ensino do Distrito Federal. Em segundo lugar, o material publicado serve de apoio pedagógico e didático para as formações que realizamos na EAPE. Ter um dossiê sobre o tema ‘violência escolar’ confere importância à nova edição devido à atualidade do assunto”, ressaltou o professor e coordenador de pesquisa e publicações da EAPE, Danilo Maia.

 

Os trabalhos devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa, e poderão ser de três gêneros: artigo científico, relato de experiência ou resenha. A previsão é que seja publicado um dossiê com 25 trabalhos sobre o tema Violência no Contexto Escolar. Os pesquisadores interessados podem produzir trabalhos a partir dos seguintes subtemas:

 

                  • Efeitos da violência na saúde física e mental dos estudantes.

                  • A violência doméstica e seus impactos no desempenho dos estudantes.
                • Políticas públicas e projetos voltados para o combate ao bullying no ambiente escolar.
                • Políticas públicas e projetos voltados para o combate à violência contra meninas e mulheres no ambiente escolar.
                • Políticas públicas e projetos voltados para o combate à homofobia no ambiente escolar.
                • Políticas públicas e projetos voltados para o combate à violência sexual no ambiente escolar.
                • Políticas públicas e projetos voltados para o combate ao racismo e a outras formas de discriminação contra populações historicamente marginalizadas no ambiente escolar.
                • Violência simbólica, abuso verbal e abuso de autoridade em contextos educacionais.
                • Estatísticas e evidências empíricas sobre o fenômeno da violência no contexto escolar.
                • Metodologias de pesquisa para o estudo da violência no contexto escolar.

 

Ainda de acordo com Danilo, há critérios específicos para avaliar cada tipo de trabalho. “De forma geral, os artigos científicos passam pela avaliação duplo-cego na qual os avaliadores desconhecem a identidade dos autores e realizam a avaliação do método e da qualidade do trabalho. Já as resenhas e os relatos de experiência são avaliados pelo corpo editorial da revista – sempre prezando pela qualidade do trabalho e verificando a abordagem da temática da edição”, explicou.

 

A avaliação dos trabalhos é baseada nos seguintes critérios: relevância do trabalho na área específica de conhecimento; argumentação consistente, estrutura lógica e foco do texto; qualidade na construção do texto e na abordagem do tema; apresentação adequada de resumo e palavras-chave condizentes com o texto e relevância das referências bibliográficas em relação ao tema proposto. No site do periódico podem ser verificadas todas as Normas de Publicação.

 

Outro aspecto interessante para a edição de agosto é que a equipe editorial da revista está preparando entrevistas que serão realizadas com os autores de alguns projetos bem sucedidos na rede pública de ensino sobre o enfrentamento à violência no ambiente escolar”, destacou Danilo.

 

A Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula Machado, também enfatizou a importância da publicação. “Neste ano, a Revista Com Censo completa 8 anos. Trata-se de uma publicação científica de grande relevância para todos os profissionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Ela é composta por um comitê gestor, com integrantes da Secretaria de Educação, da Universidade de Brasília e da própria EAPE. Esse grupo faz o levantamento criterioso de temas relevantes voltados ao debate, à pesquisa, à melhoria das condições de ensino e de aprendizagem e ao desenvolvimento da educação. Nesse contexto, a 30ª edição da revista é importante para divulgarmos as pesquisas e os projetos inovadores direcionados à não-violência e à promoção da cultura de paz nas escolas”, destacou.


Um projeto para publicar

 

Diretora do CEF 15 do Gama, Ana Helen Moitinho. Foto: Arquivo Pessoal.

A professora e diretora do Centro de Ensino Fundamental 15 do Gama, Ana Helen Ferreira Moitinho, também considera de extrema importância o debate e a proposição de caminhos possíveis para o enfrentamento da violência escolar. Há 25 anos na Secretaria de Educação do Distrito Federal, ela descreve as dificuldades encontradas para o retorno presencial pelos mais de 500 estudantes e como isso tem gerado desafios para o grupo de 74 professores.

 

A escola que os alunos deixaram em 2020 não é a mesma para a qual eles retornaram agora. Todos os integrantes da comunidade escolar voltaram com traumas e necessidades imprescindíveis de socialização. A pandemia foi um momento difícil para todo mundo e os nossos alunos sentem medo, tristeza, angústia e preocupação. Todos esses sentimentos refletem a dor da perda, a ausência, o medo do futuro, o desemprego ou a separação dos pais e tudo isso tem tornado os estudantes agressivos. Verificamos muitos xingamentos, a utilização de apelidos pejorativos, a baixa intolerância à frustração, a falta de limites e muitas crises de ansiedade. Esses são os principais desafios que encontramos”, explicou a professora.

 

Para enfrentar essas questões, desde o retorno presencial, em 16 de agosto de 2021, a gestão da escola propôs a realização do Projeto Eu escolho a felicidade. Com uma metodologia prática restaurativa, os problemas são resolvidos por meio da mediação de conflitos. Além disso, o intervalo cultural valoriza a diversidade com variadas atividades pedagógicas. A partir desse trabalho, um artigo está sendo elaborado para publicação. No momento, os responsáveis estão na fase de aplicação da parte metodológica das ações realizadas com os estudantes. “Acredito ser de grande importância o compartilhamento de práticas exitosas para que outras escolas possam replicar esse ou outro projeto de acordo com a realidade. Nesse sentido, a Revista Com Censo, por meio de suas publicações, nos tira de um cenário solitário e incentiva práticas pedagógicas emancipadoras, feitas em conjunto com outros docentes e com outras comunidades escolares, sustentadas por políticas públicas preocupadas com a transformação da realidade social. Portanto, a Revista Com Censo é de fundamental importância dentro da Secretaria de Educação”, destacou a professora.

 

Outras questões também foram apresentadas. “É necessária também a elaboração de ações articuladas entre diferentes secretarias de Estado e é imprescindível a formação continuada de gestores e professores para o enfrentamento da violência escolar e a busca de uma cultura de paz”, finalizou.


A Revista Com Censo

 

A Revista Com Censo (RCC) é um periódico científico, de acesso livre, que adota o processo de avaliação por pares. O periódico foi criado em 2014, é publicado trimestralmente desde 2016 e está vinculado à Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

 

Até o mês de maio de 2022, já foram publicadas 28 edições da Revista Com Censo, com um total de 47 volumes – incluindo 19 dossiês temáticos. Ao todo são 345 artigos, 180 relatos de experiência, 17 resenhas, 64 entrevistas – o que totaliza mais de 600 trabalhos divulgados, incluindo ainda trabalhos das seções descontinuadas: “Reflexões” e “Censo em Foco”, além de editoriais, apresentações, introduções e prólogos das edições específicas.

 

Para conferir as edições e informações sobre a Revista Com Censo, entre outros, acesse o Portal de Periódicos da Secretaria de Educação.


Podcast Informativo EAPE

 

A Revista Com Censo também foi o tema da terceira edição do podcast Informativo EAPE – esse trabalho apresenta reportagens de até cinco minutos que são compartilhadas nas principais plataformas de streaming, pelo whatsapp e ficam disponíveis aqui também.

 

Para ouvir o áudio, é só dar o play no link abaixo:

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br