Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/05/22 às 8h19 - Atualizado em 11/05/22 às 11h04

Gestores participam da feira internacional Bett Brasil Educar

COMPARTILHAR

Jacqueline Pontevedra | Revisão: Alzira Neves

          Educação e Tecnologia são alguns dos principais enfoques da maior feira educacional da América Latina – a Bett Brasil. A edição 2022 ocorre no período de 10 a 13 de maio, no Transamerica Expo Center,em São Paulo. Para participar da programação, gestores da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) estão inscritos no evento a fim de conhecer e discutir propostas e soluções para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem para a rede pública de ensino do Distrito Federal.

          Com o tema Cocriando a Educação do Futuro, durante quatro dias, a 27ª edição da feira vai reunir importantes nomes do setor educacional para debater assuntos de relevância nacional e internacional. Todo o evento vai ocorrer no formato híbrido e apresenta quatro eixos centrais que norteiam as atividades: inclusão e diversidade; competências socioemocionais e saúde mental; inovação e cenários futuros e gestão educacional para equidade.

Secretária de Educação do Distrito Federal no evento Bett Brasil. Foto: Arquivo pessoal.

          Uma das participantes do evento, é a Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e destaca a importância de poder participar de um evento grandioso e mundial como o Bett Brasil. “É uma satisfação para a Secretaria de Educação do Distrito Federal. Esse conhecimento adquirido aqui não ficará limitado já que nós expandimos a oportunidade para que os subsecretários e todos os Coordenadores Regionais pudessem estar presentes no evento. No decorrer desses dias teremos cursos, palestras e oficinas com grandes nomes da educação do mundo todo e poder participar é gratificante para nós”.

Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula Machado. Foto: Daniel Fama/GITEAD-EAPE

          “Participar dessa feira é uma grande oportunidade oferecida aos gestores da Secretaria de Educação pelo Governo do Distrito Federal, pois teremos acesso ao que há de mais relevante e atual dentro da Educação. Como gestora, considero como um momento para a troca de experiências, para realizar oficinas e para assistir às palestras. Selecionei participar de atividades que abordam os principais temas da atualidade que impactam a formação dos profissionais a partir do pós-pandemia e da necessidade de adaptação dos profissionais da educação”, explicou a Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), Maria das Graças de Paula Machado.

Gerente de Inovação, Tecnologia e Educação à Distância da EAPE, João Rocha. Foto: Daniel Fama/GITEAD-EAPE

         Quem também vai a São Paulo é o responsável pela Gerência de Inovação, Tecnologia e Educação à Distância da EAPE, João Rocha. Além de participar da programação do evento, o gestor tem outro propósito: “Vou participar da BETT Brasil para conhecer as novas tecnologias que hoje estão sendo utilizadas na educação e também para conhecer o EducaDF Digital – sistema de dados on-line de gestão educacional –,que está sendo construído por meio de uma parceria entre o Estado de São Paulo e o Governo do Distrito Federal. Nesse sentido, como trabalho com formação continuada, vou conhecer esse sistema e já começar a elaborar um curso sobre essa ferramenta de gestão. Depois, os profissionais da educação da rede pública de ensino do Distrito Federal – das carreiras Assistência à Educação e Magistério vão participar de uma formação sobre esse tema”, justificou.

          A programação da Bett Brasil 2022 está dividida em duas partes: congresso e exposição. A primeira, cujas inscrições são pagas e a participação certificada, visa contribuir para a formação profissional continuada de educadores por meio de palestras que irão abordar os temais mais atuais do setor educacional. Já a área de exposições é de acesso gratuito e oferece oportunidades de experimentação de soluções educacionais para educadores e gestores.

          Haverá palestras exclusivas e simultâneas em cinco auditórios e as transmissões vão ocorrer ao vivo pela TV BETT direto do Transamerica Expo Center. Serão realizados também 48 painéis, os quais reúnem mais de 130 palestrantes, e diversas oficinas de aprendizagem.

          Além disso, o evento conta ainda como Fórum de Gestores, que reúne mantenedores e mais de 600 profissionais responsáveis pela gestão de redes públicas e particulares de ensino. Os encontros vão ocorrer em um auditório exclusivo, com 12 painéis ministrados por 36 especialistas e educadores.


Podcast Informativo EAPE

          A BETT Brasil 2022 também foi o tema do segundo episódio do podcast Informativo EAPE – esse trabalho apresenta reportagens de até cinco minutos que são compartilhadas nas principais plataformas de streaming, pelo whatsapp e ficam disponíveis aqui também.

          Para ouvir o áudio, é só dar o play no link abaixo:

 

 


Bett Brasil Educar

          De acordo com o site do evento, a feira Bett Brasil reúne anualmente mais de 270 empresas líderes nacionais e internacionais, 30 startups e EdTech de mais de 30 mil participantes da comunidade educacional.

          A Bett Brasil 2022 vai ser realizada no formato híbrido. Para as atividades presenciais, vão ser observadas todas as regras de biossegurança e saúde dos participantes. O Transamerica Expo Center está localizado na Avenida Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo. 

          A edição de 2019 da feira contou com mais de 30 mil visitantes, 5.800 congressistas e mais de 1.300 distribuidores e revendedores. A programação do evento está disponível no site http://brasil.bettshow.com/home.


Política de Capacitação e Desenvolvimento

          A participação de servidores do GDF em congressos, feiras e outros eventos está prevista no Decreto nº 39.468, de 21 de novembro de 2018, que institui a Política de Capacitação e de Desenvolvimento para os servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Distrito Federal que prevê a qualificação dos servidores efetivos.


       

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br