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Cursos disponíveis

A Educação Inclusiva na EJA.

 O curso se propõe a contribuir para que o professor e o profissional da educação básica reflitam a respeito de diferentes teorias de desenvolvimento humano e aprendizagem, por meio de um exercício reflexivo de sua prática pedagógica, a fim de instrumentalizar-se para a análise das questões teórico-práticas relacionadas aos transtornos funcionais específicos.
O curso objetiva estimular o uso de planilhas eletrônicas por servidores atuantes em atividades administrativas, como uma ferramenta de auxílio na análise e interpretação de dados, além de fortalecer a cultura da formação continuada, a proatividade em serviço e o estabelecimento de redes de cooperação.
Plano_de_curso_12015.pdfPlano_de_curso_12015.pdf

COORDENADOR PEDAGÓGICO: ELO INTEG. DA ORG. DO TRAB. PEDAG. - 120 horas - GEBAM

Formação de Formadores Rodas de Brincar_1_2016

O curso tem o objetivo de fomentar e o ensino de ciências da natureza, construindo estratégias pedagógicas criativas e lúdicas voltadas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental visando a promoção de aprendizagens produtivas e significativas nesta área de conhecimento.
A Horta Orgânica no Ensino Especial busca contribuir com mais uma prática educacional voltada a estudantes e profissionais da Educação atuantes nos Centros de Ensino Especial da Secretaria de Educação do DF.
Com base nos conhecimentos em Educação Ambiental e Ergonomia, tem por objetivo repensar e planejar as hortas de forma apropriada e participativa, envolvendo ativamente o estudante e a comunidade na saúde planetária e ambiental, buscando também o contexto da cidadania fora dos muros da escola.
Participe conosco. Vamos nessa!

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL - 30 horas - GETOP

Administrando o Moodle

Coordenação Pedagógica no Nível Intermediário e Organização Pedagógica - Formação de Formadores 

 O curso se propõe a contribuir para que o professor e o profissional da educação básica reflitam a respeito de diferentes teorias de desenvolvimento humano e aprendizagem, por meio de um exercício reflexivo de sua prática pedagógica, a fim de instrumentalizar-se para a análise das questões teórico-práticas relacionadas aos transtornos funcionais específicos.
Ementa do Curso:

- Introdução à Educação Bilíngue.
- A construção da linguagem.
- Pressupostos Teóricos para o ensino de “Português-Escrito como Segunda Língua para Surdos” (PSLS) na Educação Básica e no Ensino Médio.
- A educação bilíngue na prática: procedimentos operacionais.
- Os pilares da prática pedagógica.
- Pedagogia visual na educação de surdos.
- O currículo na educação bilíngue de surdos.
- Planejamento do ensino de “Português-Escrito como Segunda Língua para Surdos”.
- O papel do materiais didáticos e da tecnologia nas atividades pedagógicas da Disciplina de Português-Escrito como segunda língua: análise e elaboração.
- A produção escrita dos estudantes surdos: análise e avaliação de textos-surdos.
- Avaliação da aprendizagem na disciplina de Português-Escrito como Segunda Língua.